História, perguntado por viniamorim, 1 ano atrás

a lei àurea extinguiu a escravidao , mas nao veio acompanhada de politicas de integração dos ex escravos a sociedade brasileira . quais foram as consequencias disso ?

Soluções para a tarefa

Respondido por canivanete
608
muitos negros pobres ,analfabetos permaneceram nas fazendas em que trabalhavam em troca de comida,os da cidades pasaram a fazer artesanato ou perambular pela rua como mendigos.Daí hoouve um aumento de ambulantes,empregadas domesticas e prostitutas
Respondido por tamaranoely
89
  Com o fim da escravidão, todos os ex-escravos tornaram-se iguais dos demais cidadão somente perante a lei, pois eles não foram aceitos na sociedade, sendo abandonados à própria sorte. Como os escravos não tinham acesso às terras, acabaram trocando sua força de trabalho para sobreviver. A Lei Aurea não trouxe nenhuma indenização por tantos anos de trabalhos forçados, e quase todos analfabetos, não tiveram muita chace de integração nos postos de trabalho, assim, conquistar espaço na sociedade. 
  Alguns negros migraram para as grandes cidades, porém, tudo o que lhes restou foram os empregos degradantes, como ambulantes, quitandeiros, empregada doméstica, sem nenhum tipo de segurança ou garantia. Como se não bastasse toda essa humilhação, muitas mulheres negras eram tratadas como prostitutas. Houve a marginalização doa negros, muitos passaram a morar nas ruas, e em cortiços. 
  A principal causa dessa marginalização foi o preconceito e a discriminação que a sociedade ainda tinha com os negros, acreditando que os mesmos só serviam para trabalhos pesados, e isso, deixou sequelas desde a abolição da escravidão até os dias atuais. 
Perguntas interessantes