Pedagogia, perguntado por luanakarla23p9vhyf, 9 meses atrás

A Lei 5.692/71 foi promulgada em um momento em que o país estava em fase de grande expansão da economia. Com essa lei o ensino profissional nas séries do 2º grau tornou-se obrigatório. Diante desse contexto, disserte sobre o objetivo para a promulgação dessa lei.

Soluções para a tarefa

Respondido por reja789
9

Resposta:

A Lei no 5.692/71 que legalizou e oficializou todas as transformações na educação básica, implantando o ensino profissionalizante no país teve como objetivo a criação de cursos profissionalizantes para atender a expansão industrial que necessitava de mão de obra e preparação de trabalhadores qualificados. O ensino de Ciências não estava mais voltado para a preparação de cientistas, mas na formação do trabalhador. Assim essa Lei transformou o ensino científico em ensino profissionalizante, afetando profundamente o sistema educacional. O papel do professor ficou entre ser o transmissor do conhecimento e o formador de cientistas técnicos. Segundo Goertzel (1967), quando os grandes empresários diziam que a universidade deveria servir a sociedade, eles estavam se referindo em servir aos grupos dirigentes da sociedade. No entanto, a educação não foi pensada como um direito, nem como formação humana, mas apenas voltada para o mercado de trabalho.

Respondido por vanessabluandrade
0

Resposta: A Le i no 5.692, de 1971, reorganizou o ensino primário e o secundário, então denominados ensinos de 1º grau ensino de 2º grau. Essa lei possibilitou a formação do magistério para o ensino de 1º e de 2º, para for mar o professor polivalente para as as quatro primeiras séries do 1º grau, formação de nível de 2º grau, para for mar o professor apto a lecionar até a 6ª série do 1º grau; licenciatura curta, destinada a preparar o professor para uma área de estudos e a torná-lo apto a lecionar em todo o 1º grau, o professor de uma área de estudos, com alguma especialização em uma disciplina dessa área, apto a lecionar até a 2ª série do 2º grau; formação para a licenciatura plena. A Lei no 5.692/71 previa a criação  de cursos profissionalizantes para atender ao processo de industrialização que precisava de mão de obra e preparação de trabalhadores qualificados. O conhecimento científico ficou novamente em segundo plano. Essa lei estabeleceu a obrigatoriedade na profissionalização do ensino de 2° grau, atual Ensino Médio.

Explicação: AVA

Perguntas interessantes