A legislação societária possui diversas normas, que regulam a forma como a contabilidade das companhias deverá ser elaborada. Assim, qualquer alteração necessita de cuidado e muitos estudos. GARCIA, R. Tópicos Contemporâneos em Contabilidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. A partir das características das S/As, avalie as afirmações: I. As Sociedades Anônimas apresentam forma e estrutura de administração particular, sendo compostas, no mínimo, por uma assembleia geral, conselho de administração, diretoria e conselho fiscal. II. A assembleia geral é caracterizada por ser um órgão consultivo, em que a diretoria pondera o que foi votado pelos acionistas. III. O conselho de administração pode ser eleito pelos membros da assembleia geral e atua orientando e fiscalizando a diretoria. IV. A diretoria é eleita pelo conselho de administração e possui como característica a função executiva. V. O conselho fiscal tem o objetivo de fiscalizar, analisar e examinar atos administrativos, documentos, relatórios e demais ações dos gestores da companhia. É obrigatoriamente um órgão permanente. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e III, apenas. Alternativa 2: I, II e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
II.III,IV e V
Explicação:
Resposta:
ALTERNATIVA C
I, III E IV.
Explicação:
PÁGINA 53 E 54 DO LIVRO TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM CONTABILIDADE (UNICESUMAR)
CORRETA - I. As Sociedades Anônimas apresentam forma e estrutura de administração particular, sendo compostas, no mínimo, por uma assembleia geral, conselho de administração, diretoria e conselho fiscal. (As Sociedades Anônimas possuem forma e estrutura de administração específica, ou seja particular).
ERRADA - II. A assembleia geral é caracterizada por ser um órgão consultivo, em que a diretoria pondera o que foi votado pelos acionistas. (A assembleia geral NÃO é caracterizada por ser um órgão CONSULTIVO, mas SIM DELIBERATIVO).
CORRETA - III. O conselho de administração pode ser eleito pelos membros da assembleia geral e atua orientando e fiscalizando a diretoria.
CORRETA - IV. A diretoria é eleita pelo conselho de administração e possui como característica a função executiva.
ERRADA - V. O conselho fiscal tem o objetivo de fiscalizar, analisar e examinar atos administrativos, documentos, relatórios e demais ações dos gestores da companhia. É obrigatoriamente um órgão permanente. (O Conselho fiscal possui todos esses objetivos, entretanto ele não é obrigatoriamente um órgão permanente, mas caso os acionistas julgar necessário, poderá ser um órgão permanente).