A legislação educacional pode ser considerada fonte histórica imprescindível para compreensão da educação brasileira. Em cada período histórico recebe influências envolvendo a dimensão econômica, política, social, cultural, entre outras. As primeiras experiências pedagógicas tiveram início com a chegada dos jesuítas ao Brasil. Com a expulsão dos jesuítas a educação ficou bem desorganizada. Durante o Império a educação passa a ser disseminada para a aristocracia, ainda com iniciativas pouco significativas para a educação dos jovens e adultos. É correto afirmar que a EJA começou a alcançar prestígio no Brasil:
I) A partir de 1930, período em que a sociedade brasileira de maneira geral, passou por modificações, no sentido de se alinhar às novas exigências ligadas ao processo industrial, e permanência nos centros urbanos.
II) Apenas por volta de 1934, quando a legislação (Constituição), passou a responsabilidade da Educação Elementar para o Estado, houve a erradicação do analfabetismo no Brasil.
III) Durante a década de 1950, houve grande valorização do homem do campo. Sua qualificação para o trabalho e o exercício compreender como lidar com a lavoura se deu por meio da EJA.
IV) Na década de 1960, Paulo Freire sugere que as aulas de alfabetização ministradas para os jovens e adultos sejam organizadas da mesma maneira que para as crianças dos anos iniciais do ensino primário matriculadas no ensino regular.
Após análise das afirmativas, é correto concordar com o que se afirma, apenas em:
Alternativas:
a)
I, está Correta,
b)
I, II e III, estão Corretas,
c)
III e IV, estão Corretas,
d)
I, III e IV, estão Corretas,
e)
II e IV, estão Corretas,
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a d) I, III e IV, estão Corretas,
A EJA emerge de lacunas do sistema educacional regular (processo de escolarização) e compreende um conjunto muito diverso de processos e práticas formais e informais relacionadas à aquisição ou ampliação de conhecimentos básicos, de competências técnicas e profissionais ou de habilidades socioculturais.
O histórico da EJA no Brasil perpassa a trajetória do próprio desenvolvimento da educação e vem institucionalizando-se desde a catequização dos indígenas, a alfabetização e a transmissão da língua portuguesa servindo como elemento de aculturação dos nativos.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A
Explicação:
I(V)
II(F) O analfabetismo no Brasil ainda prevalece.
III(F) 1950 êxodo rural; saída do homem do campo para a cidade.
IV(F) O ensinamento de jovens e adultos não pode ser ministrado como ocorre com as crianças, isso geraria total desinteresse com relação ao ensino, uma vez que estes trazem consigo grande bagagem cultural e vivência.