A legislação educacional pode ser considerada fonte histórica imprescindível para compreensão da educação brasileira. Em cada período histórico recebe influências envolvendo a dimensão econômica, política, social, cultural, entre outras. As primeiras experiências pedagógicas tiveram início com a chegada dos jesuítas ao Brasil. Com a expulsão dos jesuítas a educação ficou bem desorganizada. Durante o Império a educação passa a ser disseminada para a aristocracia, ainda com iniciativas pouco significativas para a educação dos jovens e adultos. É correto afirmar que a EJA começou a alcançar prestígio no Brasil:
I) A partir de 1930, período em que a sociedade brasileira de maneira geral, passou por modificações, no sentido de se alinhar às novas exigências ligadas ao processo industrial, e permanência nos centros urbanos.
II) Apenas por volta de 1934, quando a legislação (Constituição), passou a responsabilidade da Educação Elementar para o Estado, houve a erradicação do analfabetismo no Brasil.
III) Durante a década de 1950, houve grande valorização do homem do campo. Sua qualificação para o trabalho e o exercício compreender como lidar com a lavoura se deu por meio da EJA.
IV) Na década de 1960, Paulo Freire sugere que as aulas de alfabetização ministradas para os jovens e adultos sejam organizadas da mesma maneira que para as crianças dos anos iniciais do ensino primário matriculadas no ensino regular.
Após análise das afirmativas, é correto concordar com o que se afirma, apenas em:
Alternativas:
a)
I, está Correta,
b)
I, II e III, estão Corretas,
c)
III e IV, estão Corretas,
d)
I, III e IV, estão Corretas,
e)
II e IV, estão Corretas,
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
II e IV estão corretas.
Para Paulo Freire, a educação libertadora ia na contra-mão da escola tecnicista, visto que o indivíduo não deveria ser tratado como um objeto.
Na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
Para Freire o educador precisa ter um senso abrangente de entendimento sobre o mundo, e, não limitado, visto que isso poderá prejudicar as relações entre aluno e professor.
Perguntas interessantes