Biologia, perguntado por Moniquedasilva, 1 ano atrás

A lactose é tradicionalmente utilizada em alimentos infantis e na elaboração de comprimidos e considerada como um açúcar de grande importância nas indústrias de elaboração de alimentos. Muitos microrganismos metabolizam a lactose como substrato e a utilizam dando lugar os compostos de menor peso molecular. As fermentações que produzem ácido lático são importantes para indústria leiteira. De acordo com seus conhecimentos a respeito da Tecnologia e Processamento do Leite e Derivados, leia as afirmativas, coloque V ára as afirmações verdadeiras e F para as falsas e a seguir Justifique o por que daquelas sentença(s) estarem incorreta(s). a) A fermentação lática produz-se pela ação das bactérias homo e heterofermentativas, sendo acompanhada pela formação de ácido lático, e ácido acético a a partir da fermentação alcoólica. b) A fermentação propriônica é realizada pela ação das bactérias do gênero Propionibacterium, que Fermentam o ácido lático a ácido propiônico, ácido acético, CO2 e água. c). A fermentação butírica é realizada pela ação das bactérias do gênero, que fermentam o ácido lático a ácido butírico, produto que dá o aspecto de rançoso aos queijos. d) As bactérias que realizam a fermentação propiônica e butírica são consideradas bactérias homfermentativas. e) Os produtos principais oriundos de uma fermentação podem ser lactato (ou ácido lático), etanol e gás, todos provenientes do piruvato dependendo do tipo de fermentação imposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A alternativa E) é a correta.

A fermentação da lactose gera gases, etanol ou lactato, dependendo do tipo de microrganismo que esteja fomentando o processo de fermentação do piruvato, que é um substrato gerado pela quebra dos carboidratos em duas cadeias com  carboidratos.

A fermentação é um processo que ocorre naturalmente no leite pelas bactérias fermentadores, que são naturais do leite, mas a fermentação do leite não gera nenhum composto nocivo ao ser humano.

Perguntas interessantes