A justiça se configurava não apenas na conservação das leis, mas também em permitir e viabilizar sua mudança sem destruir a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças na ordem política, sem destruição, é através do debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto dos cidadãos reunidos em assembleia. PORTANTO, a atuação dos sofistas, que ofereciam seus préstimos como professores da arte da discussão e da persuasão, tinha muito valor e importância. Os jovens que pudessem pagar pelo trabalho dos sofistas eram orientados a discutir em público com excelente retórica, combater ou defender opiniões, aprendiam a usar argumentos persuasivos tanto para os prós como para os contras em todas as questões. Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a importância dos sofistas nos debates em busca da justiça: Escolha uma: a. A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica. Correto b. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira. c. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. d. A asserção II se contrapõe à asserção I. e. As duas asserções são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
69
A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.
Respondido por
19
Ambas estão corretas e se complementam.
Complemento:
Os sofistas surgiram inseridos na democracia da Grécia Antiga, a base para seu pensamento era na visão relativa da existência, indo na contramão de Sócrates.
Vale notar que a ética sofista,direcionava as técnicas de ensino a retórica, que deveria ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo possam perceber as diferentes formas que esse discurso é feito.
Perguntas interessantes
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás