A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:A Implementou o voto direto para presidente. B Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações. C Alterou as regras para as candidaturas na ditadura. D Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa. E Expandiu a participação com o fim do critério censitário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
384
Resposta: b) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.
Respondido por
370
É correta a alternativa B.
A Justiça Eleitoral, criada em 1932, tinha como objetivo inicial promover eleições limpas no Brasil, coisa que jamais havia acontecido desde a Proclamação da República, sendo bastante comum a prática de compra de votos e coerção, muitas vezes físicas, do eleitorado para que votassem nos candidatos escolhidos pelas elites nacionais.
Foi, assim, a realização de um dos principais objetivos do movimento tenentista (o principal arquiteto ideológico da Revolução de 30), e uma conquista civilizatória para o Brasil.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás