A jornalista Marília Gabriela conversou com o rapper e compositor Marcelo D2 em seu programa televiso "De frente com Gabi", no ano de 2013. Leia a seguir a transcrição de trechos selecionados desta entrevista, cujas marcas de oralidade foram mantidas.
MARÍLIA GABRIELA: Ei, Silvio. Hoje eu estou de frente com um músico que, neste ano, tá completando 20 anos de carreira: Marcelo Maldonado Gomes Peixoto, o Marcelo D2, nasceu no Rio de Janeiro. É filho de Dark e Paulete Peixoto. D2 surgiu na cena musical brasileira nos anos 1990 à frente da banda Planet Hemp. Em 1998 ele resolveu seguir carreira solo e foi pioneiro na mistura do hip hop com o samba. Pai de quatro filhos. [...] Stéphan, Lourdes, Luca e Maria Joana. D2 já lançou seis álbuns. O mais recente tá aqui ó, Nada pode me parar, que acaba de chegar às lojas. D2 fazendo as contas aqui vai dar quanto tempo... Há quanto tempo a gente se viu pela última vez profissionalmente assim?
D2: Eu acho que oito anos.
MG: Que loucura.
D2: Tava morando em São Paulo na época. [...] O lance, quando eu vim pra São Paulo naquela época, foi que... ta... eu tinha acabado de lançar "À procura da batida perfeita" e as rádios eram mais segmentadas no no no começo dos anos 2000... 2002, 2003. Então era rádio pop rock, rádio de pagode... [...] E o meu pensamento era: em São Paulo as pessoas vão entender melhor o disco, depois o Brasil inteiro vai entender. Acabô que o mundo inteiro... aquele disco saiu em 26 países.
MG: Hã... A era da internet mudou tudo, não mudou?
D2: Mudou tudo.
MG: Você é internauta, você é um cara...
D2: (interrompe) Eu sou.
MG: da da da das redes sociais e tudo?
D2: Sou. Desde moleque, antes de escrever música eu já escrevia fanzine vendia em bares. Fazia fanzine de skate, fanzine de música mesmo. E... nessa época agora, hoje em dia, como como você pode ter um blog pra isso, um blog para aquilo, essa essa coisa toda é muito fácil e eu adoro isso. Eu tenho minhas redes sociais todas ativas, eu mesmo mexo. É... Tenho os meus blogs, aonde eu falo sobre isso...
MG: (Interrompe) Tem os seus seguidores...
D2: Meus seguidores, eu adoro, cara, eu adoro. É um pouco, um pouco angustiante às vezes porque você dá de frente com pessoas anônimas que têm opiniões tão radicais e tão absurdas que te deixam meio triste. [...].
Agora, responda.
10-) Em relação ao nível de formalidade, como você consideraria essa entrevista?
( ) Muito formal ( ) Informal ( ) Muito informal
11-) Quais fatores interferem no grau de formalidade uma entrevista? Para responder a esta pergunta assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O papel social exercido pelo entrevistado.
( ) A mídia (TV, rádio, internet, jornal, revista) que o veiculará.
( ) A idade do entrevistado.
( ) A temática que o programa, o canal ou a seção da mídia costumam abordar.
( ) O público-alvo do programa e o canal ou seção que divulga a entrevista.
12-) Sublinhe algumas marcas de oralidade presentes na entrevista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Olá!
10-) Em relação ao nível de formalidade, como você consideraria essa entrevista?
( ) Muito formal ( x ) Informal ( ) Muito informal
11-) Quais fatores interferem no grau de formalidade uma entrevista? Para responder a esta pergunta assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( f ) O papel social exercido pelo entrevistado.
( v ) A mídia (TV, rádio, internet, jornal, revista) que o veiculará.
( v ) A idade do entrevistado.
( f ) A temática que o programa, o canal ou a seção da mídia costumam abordar.
( v ) O público-alvo do programa e o canal ou seção que divulga a entrevista.
12-) Sublinhe algumas marcas de oralidade presentes na entrevista.
Meus, fácil ...
bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás