ENEM, perguntado por follematheus22pd5adr, 10 meses atrás

A jornada deixou o Peru em fevereiro de 1560, reunindo "uns 300 soldados, 20 ou 30 negros, 600 índios e numerosos yanaconas de serviço (servos indígenas)". Apesar de a história oficial ocultar a participação ameríndia na história da conquista, os relatos de viagens como a Jornada de Omagua y Dorado irão fazer aparecer os sujeitos-índios. SCHELL, D. C. Os índios na conquista espanhola da América: leyes nuevas e representações à época da Jornada de Omagua y Dorado. Revista de História, Salvador, UFBA, n. 1 (adaptado). O texto vai de encontro à memória tradicional sobre o grupo social citado, ao indicar uma situação na qual desempenharam, numa jornada empreendida por conquistadores espanhóis, o papel de a) aliados dos europeus. b) apoiadores do pacifismo. c) adversários dos invasores. d) partidários da colonização. e) defensores da cristianização.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A.

O texto demonstra um certo grau de apoio, que nem sempre é esperado, por parte de grupos nativos e escravos às missões de colonização, tendo os nativos citados, assim como os escravos, auxiliado nas expedições de colonização e, consequentemente, no domínio europeu do território.

Esta "colaboração", contudo, deve ser compreendida no contexto: tais sujeitos estavam economicamente e socialmente submetidos aos europeus, de modo que resistir à colonização não necessariamente implicaria na expulsão dos europeus.

Perguntas interessantes