A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma serpente de comportamento diurno e que se adaptou a escalar árvores, embora tenha evoluído de espécies ancestrais de jararacas com hábito noturno e adaptadas à vida no solo. Explique como teria ocorrido o processo evolutivo da jararaca-ilhoa de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck e como teria sido a evolução dessa serpente arbórea segundo os princípios do Darwinismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Segundo o Lamarckismo a Jararaca aprendeu a escalar as arvores para obter alimento e passou a ter o comportamento diurno, já que podia subir nas árvores para obter o seu alimento, (lei do uso e do desuso). A Jararacas adaptadas a escalar e que possuíam comportamentos diurnos reproduziram-se, produzindo assim crias com os mesmos aspetos adquiridos pelos progenitores, (Lei da herança dos caracteres adquiridos).
Já segundo o Darwinismo, haviam Jararacas com hábitos diurnos e com habito de escalar outras que viviam no solo com hábitos noturnos. Com a mudança do meio em que viviam, sobreviveram as que conseguiam obter alimento mais facilmente e que conseguiam fugir dos predadores, sendo essas as jararacas diurnas e que escalavam. As jararacas selecionadas naturalmente reproduziam-se entre si gerando assim crias com hábitos iguais aos dos progenitores.