A Islândia é uma ilha cortada por duas grandes placas tectônicas: A norte-americana e a euroasiática. Explique como esse fato foi fundamental para a formação da ilha, para a caracterização do seu relevo e para sua intensa atividade tectônica e vulcânica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como o contacto entre as duas placas tectónicas atravessa o país, na prática a região ocidental encontra-se na América (porque está na placa norte-americana) e a região oriental da ilha encontra-se na Europa (porque está na placa euro-asiática).
A formação da ilha da Islândia está associada ao afastamento entre as placas americana e euroasiática, onde o processo de separação entre as placas resultou na ascensão de magma e na formação de uma grande formação rochosa que deu origem à ilha e outras na região.
Movimento divergente e a formação da Islândia
A ilha da Islândia é uma formação rochosa que surgiu com a ocorrência de vulcanismo na região. O acúmulo de lava no fundo oceânico ultrapassou as águas e originou uma grande montanha que deu origem ao território da Islândia.
A região é marcada por grande instabilidade tectônica e o vulcanismo ativo da região contribuiu para a utilização da energia geotérmica na ilha, que é utilizada pelo calor produzido no interior do planeta.
Aprenda mais sobre a formação da Islândia em: brainly.com.br/tarefa/22847581
#SPJ2