A investigação e a observação permitem que a criança compreenda que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana. Os questionamentos sobre tais fenômenos possibilitam que as crianças reflitam sobre a relação que o homem estabelece com a natureza e consigo mesmo. Nesse sentido, considere (V) para as afirmativas verdadeira e (F) para as falsas:
( ) A observação, entre outras coisas, amplia os conhecimentos, além de rever e reformular as explicações que possuem.
( ) A construção desses conhecimentos também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
( ) Quanto ao próprio corpo, as crianças podem aos poucos desenvolver uma percepção integrada por meio de seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano.
( ) As crianças não devem perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, além da sensação física, as emoções, os sentimentos e o pensamento.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, pois é por meio da observação que as crianças podem "testar" as suas teorias explicativas sobre o mundo, de modo a reformular estas.
II é verdadeira, pois é por meio destas teorias subjetivas que a criança irá, aos poucos, desenvolver sua forma de compreender o mundo e adaptando para a sua realidade os valores sociais.
III é verdadeira, pois ao descobrir o próprio corpo que a criança tem os seus primeiros conhecimentos sobre a natureza dos objetos do mundo, sendo majoritariamente tátil o conhecimento na primeira infância.
IV é falsa, pois as crianças devem perceber o seu corpo como algo integral à natureza, e associar os elementos físicos, táteis, com os elementos teóricos, racionais e emocionais.
Resposta:
V,V,V,F
Na resposta IV. As crianças não devem perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, além da sensação física, as emoções, os sentimentos e o pensamento. Existe uma "pegadinha" ou seja, no livro está assim: As crianças devem perceber seu corpo...
Página do livro 211.
Espero ter ajudado!