A invasão holandesa fez parte do projeto de ocupação e administração do Nordeste brasileiro por meio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Após a União Ibérica, a Holanda resolveu enviar suas expedições militares para a conquista da Região Nordeste. O objetivo dessa nação era restabelecer o comércio do açúcar com o Brasil, proibido pela Espanha. Em 1637, a Holanda enviou o conde Maurício de Nassau para administrar as terras conquistadas e estabelecer uma colônia no Brasil. Até 1654, os holandeses dominaram grande parte do território nordestino. Sobre a administração de Nassau no Nordeste do Brasil, é correto afirmar que
A
estabeleceu relação violenta entre holandeses e senhores de engenho brasileiros, destruindo-os e trazendo novos colonos para a região.
B
incentivou empréstimos à mineração e desestruturou os engenhos de açúcar do Nordeste, mudando o eixo econômico para o Sudeste.
C
introduziu inovações com relação à fabricação de açúcar, destruindo a lavoura canavieira e passando a produzir açúcar de beterraba.
D
favoreceu um clima de intolerância e falta de liberdade religiosa, impondo a todos o islamismo, religião predominante na Holanda até os dias atuais.
E
modernizou a cidade de Recife, construindo diques, canais, pontes e jardins, organizou os sistemas de coleta de lixo e determinou a construção de um jardim botânico.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
É correto afirmar que:
E - modernizou a cidade de Recife, construindo diques, canais, pontes e jardins, organizou os sistemas de coleta de lixo e determinou a construção de um jardim botânico.
Recife era a capital do Brasil Holandês, chegando até mesmo a ser a cidade mais desenvolvida de todo o Brasil da época. Mauricio de Nassau promoveu uma verdadeira modernização dessa cidade, construindo diversos prédios e outras obras de infraestrutura.
Erro nas outras alternativas:
A - A relação dos holandeses com os senhores de engenho brasileiros foi no geral amigável. Realmente dezenas de milhares de holandeses vieram ao Brasil, porém não houve destruição de engenhos.
B - Um dos principais motivos das invasões holandesas foi a recuperação do controle sobre a produção açucareira do Nordeste. Não houve incentivo a mineração na região.
C - Os holandeses não destruíram a lavoura canavieira nordestina, nem introduziram açúcar de beterraba. O açúcar continuou a ser produzido a partir da cana.
D - O clima sob o domínio holandês era de tolerância religiosa, inclusive milhares de judeus vieram ao Brasil aproveitando dessa tolerância. Além disso, a religião holandesa da época era o protestantismo, e não o islamismo.
Bons estudos!