A invasão e a ocupação holandesas no Nordeste do Brasil, ocorridas durante o período da União Ibérica (1580-1640),
a) derivaram dos conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, que fragilizaram o controle português sobre a colônia.
b) foram resultado das disputas entre Holanda e Inglaterra pelo controle da navegação comercial atlântica.
c) derivaram dos interesses holandeses na produção e comercialização do açúcar de cana.
d) foram resultado do expansionismo naval espanhol, que desrespeitou os limites definidos no Tratado de Tordesilhas.
ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAAA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa(C)derivaram dos interesses holandeses na produção e comercialização do açúcar de cana
A “guerra do açúcar”, isto é, as intensas disputas que se desencadearam sobretudo entre Espanha e Holanda, no século XVII, pelo controle da produção e do comércio do açúcar, impeliu os holandeses à ocupação do Nordeste do Brasil. A tentativa inicial ocorreu, sem sucesso, na Bahia, em 1624. Depois, em 1630, os holandeses ocuparam a capitania de Pernambuco e lá permaneceram até 1654.
As invasões holandesas no Nordeste do Brasil derivaram dos interesses holandeses na produção e comercialização do açúcar de cana, e por isso a alternativa correta é a letra C.
Os holandeses invadiram o Brasil para que pudessem produzir e comercializar o açúcar que se originava das canas-de-açúcar. Foram eles os responsáveis por financiar o desenvolvimento do açúcar no país brasileiro, além de refinarem o açúcar juntamento com outros europeus.
Os indivíduos brasileiros e portugueses não aceitavam que os holandeses pudessem invadir o país e conquistar territórios, e por este motivo tentaram de todas as formas impedir que os mesmos conseguissem isso. Porém, os holandeses eram mais fortes no que diz respeito às armas, e insistiram tanto que conseguiram vencer a resistência.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/48368556