a) Intérprete a parte grifada do fragmento. Que reflexão o autor propõe? b) Considerando o que você estudou sobre a ascensão do fascismo e sobre a Segunda Guerra Mundial e o que você observa nos dias atuais, você acha que tragédias como as que estudou nos últimos dois Módulos podem se repetir? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O autor quer mostrar que muitas vezes os "monstros" não são criados por situações de conflito, eles apenas se aproveitam dessas situações para se revelar.
B) (Essa é meio pessoal) É possível sim ter uma próxima e infeliz guerra, já que ainda hoje existem vários conflitos entres países ás vezes podem ser desenvolvido em um grande problema social.
a) O autor propõe uma reflexão sobre as responsabilidades individuais na guerra. Será que as atrocidades cometidas pelos indivíduos podem ser atribuídas ao contexto (e aos comandantes) ou a brutalidade estava em cada um dos participantes e se manifestou livremente naquela oportunidade?
b) Essa atividade dá sequência às reflexões propostas nas aulas anteriores. Resposta pessoal. Devem ser observadas a coerência e consistência dos argumentos apresentados. Os alunos poderão dizer que não há riscos de que tragédias como as da Segunda Guerra se repitam, pois a divulgação dos horrores da guerra tornou as pessoas mais vigilantes em relação à repetição daquelas experiências. No entanto, eles também poderão responder que há riscos, pois o nacionalismo ainda existe e é facilmente manipulável. Ainda hoje, líderes carismáticos podem mobilizar populações conforme seus interesses. Muitas pessoas manifestariam sua brutalidade se tivessem oportunidade, como em um conflito de grandes proporções, porque já o fazem em conflitos cotidianos.