a) interprete a charge, considerando o contexto da Guerra Fria.
b) De que forma as disputas da Guerra Fria interferiram no processo de descolonização da África e da Ásia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No início da Guerra Fria, tempo em que norte-americanos e soviéticos buscaram se aproximar dos governos independentes que se formavam nas regiões antes dominadas pela antiga política imperialista. Somente entre as décadas de 1950 e 1960, mais de quarenta novos países surgiam no interior do território afro-asiático. Nesse meio tempo, EUA e URSS participaram direta ou indiretamente dos conflitos que resolveriam o novo poder a ser instalado em tais países.
ESPERO TER AJUDADO =)
BOA SORTE
A charge demonstra que, durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputaram pela hegemonia do mundo, incluindo a disputa pelos novos territórios na Ásia e na África.
O contexto da Guerra Fria foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia de poder no mundo, em todas as regiões geográficas. As negociações, como a imagem mostra, eram feitas à sombra dos enormes armamentos que as duas nações acumulavam, e se assemelhavam a disputas.
Ao mesmo tempo, África e Ásia passavam por um massivo processo de descolonização. A Europa, que mandava nas colônias nesses continentes, estava enfraquecida pela Segunda Guerra Mundial e se viu obrigada a abrir mão das colônias.
Quando esses países africanos e asiáticos se tornavam independentes, Estados Unidos e União Soviética brigavam para garantir que esses países fossem "capitalistas" ou "comunistas". Um bom exemplo disso é a independência de Angola (bandeira na foto), em que os dois países apoiaram grupos rivais pelo poder no país, cada um pensando em seus interesses.
Saiba mais sobre o impacto da Guerra Fria na África aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20836593