A interpretação exerce importante papel na aplicação do ordenamento jurídico-positivo, sobremaneira em matéria penal. Os limites e possibilidades disponíveis ao intérprete encontram-se nas normas constitucionais, além da doutrina e da jurisprudência, à medida que não se pode conceber, notadamente, em matéria penal, uma liberdade desenfreada quanto à incidência das normas que tipificam infrações criminais, sob pena de violação a uma série de princípios historicamente sedimentados em nossa tradição.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - É possível que uma determinada regra tenha seu campo de incidência ampliado, pela interpretação de resultado extensivo, desde que não imponha prejuízo à defesa do acusado em processo penal.
II - É possível integrar a norma, estendendo sua aplicação para casos não previstos pelo legislador, desde que para beneficiar o réu.
III - Leis processuais penais que limitem a liberdade do acusado ou o exercício do direito de defesa podem receber interpretação ampliativa.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I, II e III.
d.
I, apenas.
e.
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
Sobre os aspectos da interpretação das leis, temos que a resposta certa é a b. I e II, apenas.
Isso porque a lei deve ser interpretada sempre como forma de veneficar ao réu e não possibilitar que haja cerceamento de defesa de sua parte.
Importante notar que o direito penal é um ramo do direito bastante legalista e que sua interpretação se prende muitas vezes ao que está posto na lei.
Nesse sentido, é importante a análise cuidadosa do seus princípios e regras para melhor aplicação.
espero ter ajudado!
Respondido por
33
Resposta:
b. I e II, apenas.
Explicação: Verificada AVA.
Perguntas interessantes
ENEM,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás