A interpretação de um texto exige a atenção do leitor a elementos que revelem aspectos como o momento de produção e o âmbito social em que ele se insere. Assim, o elemento primordial para identificar o contexto que envolve a produção da charge acima é:
a) A composição dos personagens, por meio dos ternos, os quais se mostram essenciais para reconhecer o contexto a que o texto alude.
b) A linguagem verbal, como em “propina, “Odebrecht” e “Petrobrás”, que retrata o contexto sociopolítico brasileiro em destaque no momento de produção da charge.
c) O veículo de comunicação, mediante atenção à fonte de onde a charge foi extraída, o qual destaca com clareza os indivíduos criticados pelo chargista.
d) A expressão de revolta dos três personagens de terno, o que evidencia com nitidez o contexto político brasileiro ao qual a charge se refere.
e) A retratação do espaço, através dos elementos que compõem o cenário, que revelam com precisão o contexto a que a charge faz referência.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: B
O elemento que permite saber qual é o contexto da charge é a presença das palavras e expressões apresentadas “propina”, “Odebecht” e “Petrobrás”, que fazem referência a conhecidos escândalos de corrupção no país.
Obviamente, não podemos identificar o contexto apenas por meio das roupas dos personagens, já que terno e gravata são vestes comuns.
Do mesmo modo, o espaço não foi retratado com detalhes na charge, não permitindo, isoladamente, identificar o contexto.
Além disso, o veículo de comunicação e a expressão das personagens não são elementos suficientes para que possamos saber que o contexto é o de escândalos de corrupção na política.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/10807079
https://brainly.com.br/tarefa/10931708
A é falsa. Estes elementos são genéricos e servem apenas para apresentar os personagens em questão como parte de uma classe que existe no Brasil há mais de um século.
B é verdadeira, sendo estes elementos, mais precisos que os apresentados em A, capazes de apontar qual é o contexto histórico geral (o combate a corrupção associado com a Operação Lava Jato) no qual a charge se insere.
C é falsa, já que o fato de ter sido publicado em um jornal específico não determina o momento exato retratado.
D é falsa, sendo isto também uma ação genérica, não localizada pontualmente no tempo.
E é falsa. O cenário coloca precisamente no tempo e espaço o contexto retratado pela charge, mas não aponta os elementos gerais (a situação dos casos de corrupção envolvendo políticos e empreiteiras) que são necessários para compreendê-la.