A internet e as redes sociais têm transformado a maneira de fazer e pensar negócios. Pensando nisso, várias empresas que se utilizam de ferramentas virtuais e tecnológicas têm surgido. O iFood é uma delas! Considerando que o ambiente digital agora também pode ser um mercado potencial, nos conte qual é o novo contexto de atuação do pesquisador mercadológico. Quais são as características, necessidades e possíveis abordagens para esse novo momento da pesquisa mercadológica?
Soluções para a tarefa
Características: o pesquisador mercadológico deve ter em mente que os consumidores passam bastante tempo nas redes sociais e gostam de se comunicar com as empresas (para passar críticas, sugestões e elogios).
Necessidades:
É preciso que o pesquisador mercadológico conheça o perfil do público-alvo da empresa dentro do ambiente online. Nesse sentido, ele pode oferecer conteúdos (como infográficos, artigos eBooks) que sejam capazes de engajar os consumidores do produto ou serviço da marca.
Possíveis abordagens:
Elaborar pesquisas de mercado com recompensas diretas para os clientes e atuais consumidores. No caso da empresa IFood, o pesquisador mercadológico pode aplicar uma pesquisa de mercado por alguma rede social (como o facebook) e liberar um cupom de desconto - como recompensa pela participação - para o cliente ou potencial consumidor que finalizou todo o questionário.
Espero ter contribuído!
As ferramentas virtuais em geral vem mudando nossa vida e nosso dia à dia. Com isso as pessoas mudam sua forma de ver o mercado de trabalho e passam a dar valor na publicidade e no marketing.
Se sua empresa não mostrar o que realmente ela quer mostrar, menas pessoas serão atingidas isso a chance do seu negócio dar errado é alto.
Com tudo faça uma pesquisa de mercado eficiente para sua empresa, e tenha em mente que à divulgação e o marketing digital seja uma parceria que deve ser considerada.
A pesquisa de mercado é uma maneira de coletar informações importantes com relação ao ambiente no qual você atua.
Essas informações podem envolver o as partes internas de uma empresa e o mercado externo no qual ela está situada.