Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

a interferência humana nos ecossistemas tem gerado graves problemas ao ambiente exploração dos ecossistemas desmatamento caça e pesca indiscriminadas contaminação ambiental poluição do ar da água e do solo explique cada uma escreva também como evitá-las

Soluções para a tarefa

Respondido por Shirof
8
Um ecossistema é dito como um conjunto de seres vivos que habitam em um certo espaço geográfico e desenvolvem interações entre si. Com isso, podemos dizer que a interferência humana desencadeia uma série de consequências dentro de um ecossistema. Ao longo das últimas décadas a população humana cresceu consideravelmente, e com isso houve também o crescimento da exploração de recursos naturais, principalmente no setor agrícola, tais como o desmatamento de espécies nativas, plantio de monoculturas e retirada da cobertura natural do solo, que promove a erosão e desestruturação do solo, além da perda da capacidade fértil do solo, destaca-se também a contaminação das águas e solos com o uso de agrotóxicos de forma exagerada, muitas vezes usados sem respeito a proximidade de nascentes ou mesmo sem utilização de proteção por parte do aplicador. A indústria urbana também contribui para a crescente poluição, gerando gases tóxicos que ficam presos na atmosfera, formando diversos efeitos tais como o aquecimento global que agem indiretamente como um fator de interferência ambiental.
Outras práticas de interferência direta nos ecossistemas são a caça e a pesca sem moderação, que seguem a mesma lógica na desestruturação de uma teia trófica, onde a falta de um indivíduo traz consequências em cadeia para o resto da população de um habitat, podendo gerar extinções, como já existem casos.
O ser humano gera perturbações constantes no meio ambiente, e é inevitável, com a demanda atual de alimentos, roupas, eletrônicos e produtos dos mais variados, porém, existe a necessidade de reduzir os impactos causados por estas ações, utilizando métodos sustentáveis de produção, seja ela agrícola, urbana ou de outro gênero.
É preciso reduzir a exploração dos recursos naturais e recuperar áreas degradadas, utilizando princípios agroecológicos de produção que visam um melhor aproveitamento do ambiente respeitando seus limites. Além disso deve-se promover a reciclagem de materiais que podem servir para outros propósitos ou atribuir um descarte correto a estes. Por fim, é importante conscientizar a população sobre a importância da preservação de nosso planeta, e a necessidade de cada indivíduo fazer sua parte para alcançar este objetivo.
Perguntas interessantes