A intérfase é o período compreendido entre as etapas de divisão celular e é fundamental para uma correta divisão celular posteriormente. Sobre a intérfase, assinale a alternativa correta:
Sua fase S é caracterizada por intensa atividade metabólica, produzindo energia que será utilizada durante a divisão celular, além da multiplicação de organelas celulares.
Sua fase S é caracterizada, exclusivamente, pela presença de etapas de checagem da correta duplicação do DNA.
Sua fase G1 é caracterizada por intensa atividade metabólica, produzindo energia que será utilizada durante a divisão celular, além da multiplicação de organelas celulares.
Sua fase G2 é caracterizada, exclusivamente, pela presença de etapas de checagem da correta duplicação do DNA.
Sua fase G1 é o momento de ocorrência da duplicação do DNA que será dividido durante a mitose.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: Alternativa C
A fase G1 de fato se caracteriza por estocagem de energia que será usada no ciclo e como é necessária a produção de enzimas e outras proteínas intensamente, são necessário mais ribossomos, portanto ocorrendo a multiplicação de organelas celulares.
De acordo com o livro Fundamentos da Biologia Celular do autor Albertis, esta frase está coerente pelos motivos citados. Também é possível identificar os pontos falsos nas outras alternativas, ou seja, na letra A, A fase S é caracterizada pela duplicação de DNA, ponto não exposto na alternativa, portanto, falsa.
A letra B troca a fase S pela G2, fase que é checado os procedimentos para entrada na mitose.
A letra D falta uma parte, pois durante a parte G2, a atividade de produção de enzimas está alto, não está descrito isso na alternativa.
Por último, a letra E confunde a fase G1 pela fase S, S- síntese, ou seja, duplicação do DNA.