Informática, perguntado por adilson8807, 6 meses atrás

A interface é o meio pelo qual interagimos com determinados objetos, componentes e periféricos, como tela, teclado, mouse, smartphones, etc.

Segundo Nielsen (1993), a usabilidade tem como objetivo cinco critérios básicos:

1. Capacidade de aprendizado (Learnability).

2. Eficiência de uso (Efficiency of use).

3. Memorização (Memorability).

4. Poucos erros e não catastróficos (Few and non catastrophic error).

5. Satisfação pessoal (Subjective Satisfaction).

Portanto, qual das alternativas a seguir define, corretamente, o critério “Memorização”?



O sistema deve ter um desempenho eficiente para que os usuários desenvolvam um alto nível de produtividade, sem a necessidade de aprendizado por memorização.

O sistema precisa ser fácil de aprender para que os usuários possam iniciar rapidamente seu trabalho, sem a necessidade de novo aprendizado.

O sistema precisa ser agradável de usar e os usuários devem ficar satisfeitos quando utilizá-lo, fazendo uso das memórias aprendidas para desenvolver suas atividades.

O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.

O sistema precisa ser agradável e de fácil memorização para casos de curta ausência de uso, sem a necessidade de novo aprendizado.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrozovox
19

Resposta:

O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.

Explicação:

Memorability - Facilidade de lembrança

Este é um outro termo que não possui tradução para o português; seria o equivalente a "memoriabilidade", mas este termo não existe, portanto, usaremos a expressão "facilidade de lembrança".

Depois de aprendido, o sistema não pode ser esquecido, ou seja, depois do usuário atingir um certo nível de conhecimento do sistema, ele não poderá esquecer de como operá-lo, mesmo se ficar um bom tempo sem utilizá-lo.

Este atributo está fortemente ligado a habilidade de aprendizagem. Se o sistema é fácil de aprender, então provavelmente ele será fácil de lembrar.

Respondido por gilvanroberto
1

Resposta:

O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.

Explicação:

Perguntas interessantes