Direito, perguntado por niraribe2795, 11 meses atrás

A interação entre a antropologia e o direito frutificou em rica produção acadêmica e ramificações práticas. Todavia, esse intercâmbio interdisciplinar é pouco percebido e apreciado, tanto por juristas quanto por antropólogos. A disciplina antropologia jurídica tem uma aparência pós-moderna, contestando definições fixas, borrando as categorias e sendo interdisciplinar.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
25

A interação entre direito e antropologia, além de muito antiga, é necessária, pois através da antropologia estuda-se o homem, que é quem faz as normas jurídicas.

Por muito tempo, a busca pela universalidade do direito natural, que data do iluminismo, foi uma das primeiras influências da antropologia jurídica. Isso porque a possibilidade da universalidade do direito trouxe oportunidades de abertura para a realidade da relação entre os povos.

Pode-se também relembrar a concepção de direito trazida por Locke, que afirma que o direito é uma norma de condita amplamente aceita por uma sociedade.

Respondido por cassemiro12
101

CORRIGIDO - Estuda as restrições sócio-culturais que organizam e possuam sanções executáveis pela sociedade. Abrange desde a descrição das normas, elaboração das leis, análise da coexistência de sistemas jurídicos formais e informais, pesquisa do desvio das normas legais, perícia, mediação e resolução de conflitos, além da correção e readaptação dos desviantes.

Perguntas interessantes