Saúde, perguntado por nicollenica, 11 meses atrás

a interação do sulfato ferroso + alimentos ricos em cálcio e igual?

Soluções para a tarefa

Respondido por matrixgbd
2

Deficiências de cálcio e ferro são comuns em países desenvolvidos e em desenvolvimento.  Deficiência de cálcio pode levar ao crescimento e desenvolvimento anormal dos ossos, deficiência de ferro tem efeitos sobre metabolismo energético, imunidade e função cognitiva e desempenho no trabalho.  Suplementação com cálcio ou de ferro, ou o desenvolvimento de alimentos enriquecidos com cálcio e ferro, podem ser estratégias eficazes no aumentar o consumo de cácio e ferro.

No entanto, estudo anterior indica que níveis relativamente baixos de cálcio na dieta (~ 200 mg) podem reduzir significativamente a eficiência de absorção do ferro através das refeições.  Surpreendentemente, também foi demonstrado que o cálcio pode inibir tanto o ferro heme (carne) quanto não-heme (principalmente base de plantas), mesmo que sejam absorvidos no intestino por diversos mecanismos.  Assim, é  prudente limitar a ingestão de cálcio em uma refeição rica em ferro para facilitar absorção deste nutriente.  No entanto, a relação dose-resposta entre ingestão de cálcio e inibição da absorção de ferro em jejum não foi avaliada anteriormente.

Um estudo recente publicado por  pesquisadores do Chile e Califórnia sobre absorção de nutrientes em humanos investigou o  efeito da suplementação com cálcio (como cloreto de cálcio) sobre a absorção de ferro (quer como sulfato ferroso ou ferro heme).

Neste estudo, após uma noite em jejum, 54 mulheres receberam diferentes doses de cálcio (0, 200, 400, 500, 600, 800, 1000, 1250 ou 1500 mg) com ferro heme e não-heme radioativo com dose de 5 mg de ferro equivalente – valor típico de ferro em uma única refeição.

Os resultados do presente estudo mostraram que doses até 800 mg cálcionão teviveram efeito na absorção de ferro não-heme.  No entanto, quando 1000 mg ou mais de cálcio foi ingerido juntamente com ferro, houve uma redução de cerca de 50% na absorção de ferro não-heme.  Os investigadores também observaram que a absorção de ferro não-heme foi cerca de  38% menor quando consumido 800 mg de cálcio, mas esta diferença não foi estatisticamente diferente, e indica que a dose 800 mg de cálcio pode ser prejudicial para absorção ótima de ferro não-heme.

Esta observação foi confirmada em um estudo sobre o efeito de cálcio na absorção de ferro heme.  Nesse estudo, os pesquisadores observaram que 800 mg cálcio causou significativa redução de 38% na absorção do ferro heme.

Assim, a dose de 800 mg ou mais de cálcio mostra-secom efeito negativona absorção tanto de ferro heme quanto não-heme quando consumidos em conjunto e em jejum.

Estudos adicionais são necessários para determinar se doses maiores de ferro podem sobrepor os efeitos negativos de cálcio.

Perguntas interessantes