A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:
Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.( )
Baixo êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.( )
Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.( )
Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.( )
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
A urbanização brasileira se deu em um curto espaço de tempo em razão da industrialização tardia. Por isso, não houve um planejamento urbano que desse conta das grandes massas de trabalhadores que migraram do campo para as cidades durante a segunda metade do século XX. Além disso, os baixos salários não permitiam aos trabalhadores o acesso a lugares com custos mais elevados. Diante disso, surgiram e agravaram-se os processos de favelização, segregação urbana e surgimento de cortiços.
É correta a alternativa C, de modo que este processo fez com que a população que se fixou nas cidades construísse as suas moradias em áreas irregulares, já que não havia moradias suficientes para a alta demanda, dando origem às favelas atuais.
Neste contexto a população mais economicamente vulnerável também esteve exposta a diversos tipos de violência, estando muitas vezes fora das esferas de ação do Estado, sem receber serviços adequados de saneamento básico, educação ou segurança pública. Até hoje os indicadores sociais nestas regiões da cidade são consideravelmente mais baixos que os das regiões centrais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17153267