“A intencionalidade tornou-se uma das ideias-chave do ambiente fenomenológico. Desta maneira, torna-se claro que o objeto só pode ser definido em relação à consciência. O objeto é sempre objeto-para-um-sujeito. A consciência e o objeto são, portanto, correlatos e, de certo modo, cooriginais. Husserl chama esta correlação de ‘noema-noesis’”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8ª ed. São Paulo, Loyola, 2005. p. 69.
Baseado no extrato de texto acima e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Husserl critica o psicologismo dizendo que este confunde o ato mental e o objeto do conhecimento. Nesse caso, enumere as explicações que se relacionam aos elementos a seguir:
1. Noema
2. Noésis
( ) Diz respeito ao objeto do conhecimento.
( ) Caracteriza-se como individual e subjetivo.
( ) Diz respeito ao ato mental.
( ) Caracteriza-se como universal e objetivo.
Agora, assinale a sequência correta:
A
1 – 1 – 2 – 2.
B
2 – 1 – 1 – 2.
C
1 – 2 – 2 – 1.
D
1 – 2 – 1 – 2.
E
2 – 1 – 2 – 1.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
C) 1 – 2 – 2 – 1.
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
Letra C - 1 - 2 - 2 - 1
Explicação:
Husserl critica o psicologismo, afirmando que ele confunde o ato mental (noésis) com o objeto de conhecimento (noema): o primeiro é individual e subjetivo, mas o segundo pode ser universal e objetivo, isto é, pode ser o mesmo para diversos sujeitos (livro-base, p. 122).
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