a integração ocorre quando de omissões no ordenamento jurídico. todo e qualquer ordenamento jurídico padece, portanto, de lacunas, pois as muitas ocorrências de relações sociais ensejam situações impossíveis de ser prever juridicamente, ainda que em abstrato. nesses casos, o próprio ordenamento jurídico prevê métodos de preenchimento das lacunas. são os métodos integrativos a analogia, os uso dos costumes, os princípios gerais do direito e a equidade. pinheiro, vinícius m. (2019) no contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (v) verdadeiras ou (f) falsas. ( ) a analogia é o uso de norma com afinidade temática (e, portanto, assemelhada) na falta de uma norma específica. ( ) todos os tipos de costumes são admissíveis, inclusive os que, mesmo ligeiramente, afrontarem o ordenamento jurídico. ( ) os princípios gerais de direito são emanações jurídicas comuns a todos os povos, com aceitação tendencialmente universal. ( ) a equidade é a flexibilização da rigidez normativa em um caso concreto como forma de se fazer justiça. agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
correto é : V F V V
Explicação:
( V) A analogia é o uso de norma com afinidade temática (e, portanto, assemelhada) na falta de uma norma específica.
(F ) Todos os tipos de costumes são admissíveis, inclusive os que, mesmo ligeiramente, afrontarem o ordenamento jurídico.
(V ) Os princípios gerais de direito são emanações jurídicas comuns a todos os povos, com aceitação tendencialmente universal.
( V) A equidade é a flexibilização da rigidez normativa em um caso concreto como forma de se fazer justiça.
Perguntas interessantes