A insuficiência respiratória resulta em uma falha de troca gasosa pelo sistema respiratório, o que significa que o oxigênio ou o dióxido de carbono arterial, ou ambos, não podem ser mantidos em seus níveis normais. A Insuficiência Respiratória - IR - pode ser causada por doenças relacionadas ao sistema respiratório ou não. De acordo com Melo, Dias e Pancieri (2011, p. 116), as enfermidades mais comuns são "doença pulmonar obstrutiva crônica, a asma, a insuficiência cardíaca, a pneumonia, dispneia de origem psicogênica (causada por estresse e choque emocional) e o uso de sedativos em altas doses". Sobre insuficiência respiratória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O exame de gasometria arterial e radiografia de tórax são exames que possibilitam ter uma melhor noção de como está o processo de troca gasosa.
( ) O tratamento específico para a insuficiência respiratória aguda varia bastante conforme a causa.
( ) A utilização de recursos avançados, tais como ventilação mecânica invasiva ou não invasiva, funciona como suporte ventilatório até que a causa de base da insuficiência respiratória aguda seja corrigida.
( ) É possível determinar dois grandes grupos com características comuns, cuja manifestação é insuficiência respiratória aguda: IRpA do Tipo I ou hipoxêmica (PaO2 < 50 - 60 mmHg) e IRpA do Tipo II ou hipercápnica (PaCO2 > 50 - 60 mmHg).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MELO, D. A.; DIAS, L. E.; PANCIERI, H. de A. Protocolo para o suporte básico de vida do CBMGO. Goiás: Secretaria da Segurança Pública e Justiça, 2011.
A) V - V - F - F.
B) V - F - V - F.
C) V - V - V - V.
D) F - V - F - V.
Soluções para a tarefa
Sobre os quadros de insuficiência respiratória, é correto afirmar que todas as afirmações apresentadas são verdadeiras (V - V - V - V) (letra C).
Insuficiência Respiratória
O quadro de insuficiência respiratória ocorre nos casos em que o indivíduo não está realizando o processo de ventilação ou respiração adequadamente ou outras causas que prejudiquem a chegada do oxigênio aos órgãos. Há diversos motivos que podem levar a essa situação, como quadros infecciosos (pneumonias), insuficiência cardíaca ou doenças de pulmão relacionadas ao tabagismo.
Nesse casos, é preciso identificar a causa de base da Insuficiência respiratória, o que pode ser feito por meio de gasometria arterial ou radiografia de tórax. Até que o quadro se estabilize, pode ser necessário o uso de recursos ventilatórios avançados, bem como o tratamento depende da causa. Por fim, a IRpA pode ser classificada como tipo 1 ou tipo 2, a depender das concentrações de O2 e CO2 no sangue.
Outra questão sobre insuficiência respiratória:
https://brainly.com.br/tarefa/43035513
#SPJ1