Ed. Física, perguntado por paula7613, 8 meses atrás

A insuficiência respiratória (IR) é uma das emergências que requer maior atenção devido à sua gravidade. Ela refere-se à dificuldade no transporte e captação do oxigênio ou na eliminação do gás carbônico devido à falta de capacidade do sistema respiratório em preservar as trocas gasosas em níveis aceitáveis. A insuficiência respiratória pode ser aguda ou crônica. A IR pode ser causada por doenças relacionadas ao sistema respiratório ou não, e as enfermidades mais comuns são doença pulmonar obstrutiva crônica, a asma, a insuficiência cardíaca, a pneumonia, a dispneia de origem psicogênica (causada por estresse e choque emocional) e o uso de sedativos em altas doses. Disserte sobre os fatores ou os motivos indiretos que contribuem para a manifestação da insuficiência respiratória. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jacson132
2

Resposta:

Correta e corrigida.

Explicação:

* Obstrução da via aérea: obstrução por corpo estranho, broncoaspiração, asma, bronquiolite, bronquite crônica, enfisema, bronquiectasia, fibrose cística.

* Dificuldade respiratória: apneia do sono, obesidade, intoxicação por substâncias tóxicas ou medicamentos.

* Debilidade da musculatura respiratória/acessória: lesão da medula espinhal, miastenia, distrofia muscular, poliomielite, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de Guillain-Barré.

* Alteração do tecido pulmonar: reação a fármacos, tumores, queimaduras, radiação, fibrose pulmonar, doença pulmonar de origem ocupacional.

* Alteração da caixa torácica: ferida aberta no tórax (trauma penetrante).

Perguntas interessantes