História, perguntado por mariaclaratg74, 8 meses atrás

a instituição social da monarquia chega a seu maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe guerreira, a velha nobreza. Ao fim das lutas sociais nas quais essa violenta transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a interdependência entre partes da nobreza e da burguesia. (ELIAS, Norbert. O processo civilizador.Rio de J aneiro: Z ahar. vol. II. p. 152). O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna *
10 pontos
A) resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.
B) atinge sua força máxima com a ascensão e a vitória dos grupos burgueses. Dessa forma, a monarquia pô de deixar de mediar as lutas entre a nobreza e os camponeses, e passou a apoiar-se na burguesia.
C) expressa a capacidade da nobreza vitoriosa para financiar a estrutura política, e a da burguesia em fazê-la funcionar. De fato, a força do regime foi maior onde as transformações econômicas foram mais aceleradas.
D) representa exclusivamente os interesses do próprio monarca. Na verdade, o poder real pode afirmar-se no contexto da vitória da burguesia sobre a velha nobreza guerreira, que tinha mantido o rei como seu representante

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus12pereirapop
75

Resposta: alternativa A

Explicação:

resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor

Respondido por heloisagoncalves745
24

O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna: resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor. Alternativa correta, letra A.

Na obra O processo civilizador (1939) de Elias Norbet, o sociólogo, médico, filósofo e psicólogo alemão, discorre sobre como interessante seria se subitamente, nós nascidos na civilização moderna e ocidental,  fossemos transportados para uma época remota, como o período medievo-feudal, por exemplo.

Ficaríamos impressionados e assustados ao nos depararmos com hábitos e modos  de vida que entenderíamos como selvagens ou não civilizados perantes os parâmetros atuais de civilidade.

Tal julgamento, nasce do que consideramos certo, diante da educação que nos foi disponibilizada, o que é algo relativamente novo, ou seja, não existente nesta determinada época.

Por outro lado, alguns hábitos e costumes  nos chamariam a atenção, como o modo de viver monárquico e burguês da época. Sobretudo, intenderíamos que o que é conveniente ou aceitável, é fruto de uma concepção pessoal.

 

Aprenda mais sobre Monarquia:

https://brainly.com.br/tarefa/18016384

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes