História, perguntado por mc627147, 4 meses atrás

A instauração do governo republicano envolveu disputas entre alguns segmentos sociais. Na época, não havia um consenso, mesmo entre as elites, sobre qual modelo de República seria adotado no Brasil alem disso existiam grupos favoráveis inclusive a continuação da monarquia a seguir relate algumas características dos modelos republicanos em debate da epoca

A) liberal
B) positivista
c) jacobino

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Explicação:

segundo foi o projeto republicano jacobino, ou radical, defendido por alguns setores sociais urbanos. Eles espelhavam suas propostas na República Francesa instaurada em 1793 e comandada por Danton e Robespierre, cujo espaço à participação popular na vida pública deveria ser garantido pelo Estado. Eram, assim, defensores da liberdade de reunião e discussão e que o processo de constituição republicana deveria ser realizado através de uma revolução nos moldes franceses, chegando inclusive a defender a execução de membros da família real brasileira.

O terceiro foi o projeto republicano positivista, cujos principais defensores eram oficiais do exército. Eles baseavam suas propostas na ideologia elaborada pelo cientista social francês Auguste Comte, cuja forma de organização social deveria ser guiada pelos conhecimentos produzidos racionalmente e cientificamente. A proposta política era de formar um Estado centralizado que organizaria a nação e garantiria os direitos dos cidadãos. Para se conseguir alcançar esse ideal republicano positivista seria necessário realizar uma ditadura republicana, tolhendo as ações individuais para a formação da República. Um dos lemas dos positivistas era inspirado na frase de Comte, “o amor por princípio; a ordem por base; o progresso por fim”, que acabou sendo adotado em partes na nova bandeira brasileira: Ordem e Progresso.

Nos primeiros anos da república o que houve foi uma mescla das propostas do primeiro e último projeto apresentados, já que da aliança entre cafeicultores e exército pela derrubada da monarquia resultou um governo provisório comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca, com autonomia para os estados. Essa situação perdurou até 1891 quando uma nova constituição foi elaborada.


mc627147: Obrigadooo
Usuário anônimo: Dnd❤️
Perguntas interessantes