A instalação da empresa ocorreu em meio a uma polêmica: o espaço ocupado por suas instalações estaria incluído no chamado “porto organizado” o que faria com suas operações estivessem sujeitas aos mesmos direitos e deveres de outros operadores de terminais do Porto de Santos.
A partir destes fatos e após a realização de pesquisas, responda às questões propostas:
1) Em relação à problemas ambientais, que riscos poderiam/deveriam ter sido observados na implantação do terminal portuário?
Qual a posição atual (em termos de movimentação de carga) do Porto de Santos em relação aos principais portos brasileiros e mundiais? Pesquise 3 terminais de contêineres do Porto de Santos e apresente como foram as suas movimentações nos últimos 2 anos? Comente a respeito.
2) Qual é a legislação que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários? Qual seria sua importância para as atividades portuárias no Brasil? O que é o Decreto nº 4.333 de 2.002? O que ele regulamenta e qual sua importância?
3) Supondo que para a instalação do terminal OP World tenha sido concebido um projeto, o que você consideraria importante e que deve ser planejado em relação a:
Gestão de Recursos Humanos
Gestão do Tempo
Gestão de Custos
Procure identificar os principais fatores que devem ser considerados nestas três áreas de conhecimento na instalação do terminal portuário em estudo.
Soluções para a tarefa
1. Sobre os problemas ambientais, os riscos na implantação de um terminal portuário são as mudanças na linha da costa, mudanças no status hidrológico, na sedimentação do local; degradação ou mudança nas áreas naturais da costa; poluição, etc.
A posição atual do Porto de Santos em relação aos portos brasileiros é de líder nacional na movimentação de cargas. Já no ranking mundial, o Porto de Santos ocupa a 44ª posição.
O volume em TEU nos últimos três anos a partir de 2016 foram de 3.60 / 3.78 e 3.68.
2. A legislação que aborda a exploração direta e indireta da parte da União sobre portos e instalações portuárias e demais atividades trata-se da Lei dos Portos, a Lei 12.815/2013.
Sua importância é grande porque ela normatiza as atividades da União em relação aos portos. O Decreto nº 4.333 determina as áreas dos portos brasileiros e esclarece sua organização e esclarece quais são suas instalações constituintes.
3. Supondo a instalação de um terminal OP World, em relação a Gestão de Recursos Humanos seria preciso engajar, organizar e motivar o trabalho dos colaboradores de forma coordenada e eficiente para a conclusão da implementação.
Em relação à Gestão de Tempo, seria imprescindível a utilização de um cronograma com checklist das atividades, além é claro, da criação de equipes para a Gestão de Projeto.
Sobre a Gestão de Custos, deveria-se estudar todos os gastos envolvidos com a implantação do terminal OP World, objetivando a economia de custos.
Abraços!