A inseparabilidade entre democracia e educação foi evidenciada por Paulo Freire, já no contexto dos anos 1960, pelo fato de que à educação cabe o desenvolvimento das capacidades que formam seres humanos críticos e autônomos, conhecedores da sua realidade e aptos a serem seres sociais ativos e transformadores e, que tais condições somente podem ser efetivadas em contexto verdadeiramente democrático.
A possibilidade da participação ativa e livre na vida democrática constitui um dos princípios da democracia para conceber uma educação formadora do humano. Para Paulo Freire, a educação é, antes de qualquer coisa, um “ato político”, que para concretizar a incessante e ininterrupta busca humana de “ser mais”, requer, necessariamente, a instauração de um estado em que a participação, a comunicação e a autonomia sejam os componentes permanentes e insolúveis da prática humana. Na perspectiva freiriana, a educação humanizadora somente se realiza com e na presença de uma prática verdadeiramente democrática.
A garantia de igualdade e liberdade da nossa atual sociedade não passam de engodo. Quanto menos o povo se tornar crítico, mais fácil é a aplicação de táticas e práticas alienantes. Nesses termos, é possível afirmar, que, no caso brasileiro, de certo modo, tanto a democracia participativa, quanto a educação, fomentam um processo ideológico alienante e intencional, arraigado desde os primórdios da nossa história. A escola e a educação, sobretudo a pública, cada vez mais universalizada, como se encontra formalmente estruturada, mantida e controlada pela classe dominante, pelo e a serviço do capitalismo, atuam eficazmente na manutenção e
intensificação do status que divide a sociedade entre explorador explorado, opressor-oprimido.
A educação no Brasil, desde a sua gênese, constituiu-se como um processo organizado, ora pela Igreja ora pelo Estado, com avanços e retrocessos, em prol da reprodução cultural e formação das elites, sem efeito prático na vida do sujeito real, particularmente, dos sujeitos vulneráveis.
1. De acordo com o texto e, segundo às concepções de Paulo Freire, a “educação humanizadora” somente se realiza com e na presença de uma prática verdadeiramente democrática. Se esse assunto fosse tema de redação da Prova do ENEM – 2020, como você defenderia essa concepção de Paulo Freire?
2. Você está satisfeito com a educação que recebe? Isto é, a educação que você tem recebido até hoje tem contribuído para mudanças significativas, transformadoras na sua vida? Argumente a respeito.
3.Você considera a Democracia e o sistema educacional brasileiro verdadeiramente democráticos?
a) Sim
b) Não
4. Argumente sobre a sua resposta da questão de número 3:
5. Para Paulo Freire, a educação é, antes de qualquer coisa, um “ato político”. O que você entende sobre isso?
6. Estamos em vias de mais um pleito eleitoral, que são as eleições para vereadores e prefeito do nosso município. Se você fosse vereador (a) ou prefeito (a) por um dia, Que projeto ou Qual proposta você faria para a área da Educação, de acordo com os princípios de Paulo Freire, com efeitos práticos na sua vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o texto e, segundo às concepções de Paulo Freire, a “educação humanizadora” somente se realiza com e na presença de uma prática verdadeiramente democrática. Se esse assunto fosse tema de redação da Prova do ENEM – 2020, como você defenderia essa concepção de Paulo FreireO Pacto Germano-Soviético foi um acordo diplomático-militar estabelecido entre o então Terceiro Império Alemão (a Alemanha Nazista) e a União Soviética, estabelecendo alguns acordos econômicos entre os dois países e a possibilidade de divisão, entre as duas nações, dos territórios que então pertenciam a Polônia.
Estabelecido antes do início da Segunda Guerra Mundial, era uma espécie de "garantia" de que cada um dos dois países, que eram rivais ideológicos, não atacassem o outro em um momento de vulnerabilidade, o que garantiu aos soviéticos mais tempo para se preparar para a inevitável guerra contra os nazistas.o rompimento pelos nazistas do pacto germano-soviético, firmado entre a alemanha e a união das repúblicas socialistas soviéticas (urss), no ano de 1939, fez com que a união soviética entrasse na segunda guerra em 1943. o que foi o pacto germano-soviético? e como a alemanha quebrou esse pactoa coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa pois é o momento no qual o pesquisador recolherá as informações importantes para verificar a realidade e responder ao problema da pesquisaNo planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. Este deve ser compreendido como se expressa na alternativa B: A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta.
A formulação do problema de pesquisa é o estágio em que a ideia de pesquisa é formalmente estruturada. Uma boa formulação do problema implica necessariamente a delimitação do campo de pesquisa, estabelece claramente os limites dentro dos quais o projeto será desenvolvido.
O problema surge na forma de perguntas, que devem sugerir atividades relevantes para a investigação, e eles devem ser concretos, e claros o que é preciso fazer para responder à pergunta. É necessário estabelecer ao mesmo tempo os limites de tempo e espaço e os sujeitos do estudo. Sempre são necessárias várias perguntas, pois isso define melhor o problema.