A insegurança alimentar domiciliar, são os índices de números de pessoas que não têm acesso a uma comida saudável e a ingestão suficiente para o desenvolvimento físico. Isso é causado pela indisponibilidade de renda para adquirir alimentos. Para conhecer os índices de insegurança alimentar no Brasil, precisamos olhar para os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o órgão responsável pela coleta dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A coleta de dados é realizada com auxílio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para a pesquisa dos dados, é utilizada a classificação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia)e, de acordo com ela, a insegurança alimentar pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Domicílios em condição de segurança alimentar são aqueles onde os moradores têm acesso aos alimentos em quantidade e qualidade adequadas e não sentem qualquer ameaça de sofrerem restrições em um futuro próximo.
AGUIAR E CARVALHO. História e Evolução da Segurança Alimentar no Brasil e no Mundo. Maringá. Unicesumar 2019.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I - Os domicílios com insegurança alimentar leve, de acordo com a Ebia, são aqueles nos quais é detectada alguma preocupação com a quantidade e qualidade dos alimentos disponíveis. Nos domicílios com insegurança alimentar moderada, os moradores conviveram com a restrição quantitativa de alimento. Já nos domicílios com insegurança alimentar grave, as pessoas passam pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, que é a fome.
PORQUE
II - A Obesidade é uma doença transmitida por alimento (DTA) que já é considerada como uma doença crônica e é considerada também como uma condição de insegurança domiciliar grave, devido ao grande número de pessoas no mundo que se encontram nesta condição de insegurança alimentar. A obesidade inclusive é a doença do Século XXI e já é considerada pelas autoridades como uma epidemmia.Embora não seja uma doença transmissível, ganhou esse estatus de "epidemia" de tão alarmante o número de pessoas com esta doença. Em 2017, 57% da população brasileira adulta estava com excesso de peso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
luana123dayse:
alguma respostas
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
No caso temos que as duas asserções são corretas mas a segunda não é justificativa para a primeira.
Isso porque a questão da segurança alimentar tem sido repetida ao longo dos naos tendo em vista um número cada vez maior de pessoas que passam fome.
Nesse quesito, temos que em alguns países tal fator tem sido invertido tendo em vista a questão da obesidade crescente.
Assim, é importante que haja políticas públicas no sentido de possibilitar a melhoria da alimentação da população.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás