A inquietação acerca do papel do professor e da atuação da escola frente à formação do educando no processo de ensino/aprendizagem vem, ao longo tempo, gerando estudos entre os pesquisadores com o objetivo de ressaltar-se a importância do professor na prática educativa, assim como sua atuação, que deve estar voltada para a produção do conhecimento do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Wilandia Mendes de. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. . Acesso em 26 fev. 2018. Tendo em vista a citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Didática, analise as seguintes asserções sobre as práticas de interação centradas no aprender a fazer: I. Nas práticas de interação centradas no aprender a fazer, o aluno passa a ser o centro do processo. PORQUE II. À relação entre professores e alunos, acresce-se um terceiro elemento que passa a determinar a ação daqueles: o planejamento elaborado por um grupo de especialistas.
Soluções para a tarefa
I. Nas práticas de interação centradas no aprender a fazer, o aluno passa a ser o centro do processo.
Correto. Quando o foco do processo de ensino-aprendizagem está no aluno, é o fazer que é colocado como fundante, dado que é na prática, no aprender a realizar a tarefa que é proposta, que o aluno encontra espaço para construir um conhecimento.
PORQUE
II. À relação entre professores e alunos, acresce-se um terceiro elemento que passa a determinar a ação daqueles: o planejamento elaborado por um grupo de especialistas.
Falso. Um grupo de especialistas sem contato com a sala de aula, com os professores ou com os alunos, não pode ficar responsável pela elaboração do processo pedagógico, uma vez que é na prática, no dia a dia, no cotidiano, que a educação é constituída.
abraços!
Resposta: Letra D
livro-base, p. 42.