A Inglaterra teve grande influencia na história do Brasil durante o século XIX. Identifique as formas assumidas por essa influencia durante o Primeiro Reinado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822. A fase de consolidação do Brasil como nação independente durou até 1825, quando Portugal reconheceu a autonomia do nosso território.
A primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824, em um processo que gerou muito atrito entre imperador e parlamentares. O Primeiro Reinado ainda sofreu com os impactos da Guerra da Cisplatina, conflito que resultou na independência do Uruguai, e da Conferência do Equador. Desgastado, d. Pedro I abdicou do trono em 1831.
Primeiro Reinado
O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822. A fase de consolidação do Brasil como nação independente durou até 1825, quando Portugal reconheceu a autonomia do nosso território.
A primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824, em um processo que gerou muito atrito entre imperador e parlamentares. O Primeiro Reinado ainda sofreu com os impactos da Guerra da Cisplatina, conflito que resultou na independência do Uruguai, e da Conferência do Equador. Desgastado, d. Pedro I abdicou do trono em 1831
Dom Pedro I encabeçou a independência do Brasil e foi imperador de nosso país de 1822 a 1831.
O Primeiro Reinado é, antes de tudo, o resultado da independência do Brasil, em 1822. É bastante conhecido que emancipação brasileira deu-se quando d. Pedro I deu o grito de independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. A consolidação da independência ainda se arrastou por alguns anos, conforme veremos.
Esse ano ficou marcado pela chegada da Coroa portuguesa ao Brasil para fugir das tropas francesas que invadiram Portugal no final de 1807. A transferência da Corte para o Rio de Janeiro trouxe mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.
O Brasil passou a gozar de uma maior liberdade econômica por causa da abertura dos portos anunciada em 1808, a ter um cenário científico e cultural mais próspero, e, desde 1815, por ordem de d. João (tornou-se d. João VI só em 1816), tornou-se parte integrante do reino. Isso significou que o Brasil deixava a posição de colônia.
D. Pedro sofreu pressão para que também retornasse a Portugal, assim como seu pai, mas, apoiado pelas elites brasileiras, decidiu ficar em janeiro de 1822. A partir daí, o desgaste foi acelerado e as decisões tomadas por d. Pedro ou pelas Cortes em Portugal só ampliaram o fosso entre brasileiros e portugueses.
Em setembro, a situação ficou insustentável, e d. Pedro declarou a independência, sendo coroado imperador em dezembro daquele ano. Para saber mais sobre esse processo tão importante para a história brasileira, leia: Independência do Brasil.
As províncias que permaneceram leais a Portugal foram: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Cisplatina. As tropas que lutavam pela independência contaram com a ação de dois importantes estrangeiros: o oficial francês Pedro Labatut, responsável por mobilizar tropas terrestres, e o lorde Cochrane, inglês que liderou embarcações brasileiras contra as portuguesas.
As duas maiores resistências foram organizadas na Bahia e na Cisplatina, e as tropas leais a Portugal só foram derrotadas nesses locais em julho e novembro de 1823, respectivamente. Depois de resolvidas as questões internas, o caminho era o de garantir o reconhecimento internacional.
brasileira em 1825, além de terem recebido uma indenização de dois milhões de libras (dinheiro que o Brasil pegou emprestado da Inglaterra) e uma garantia de que a ex-colônia não incentivaria a independência das colônias portuguesas na África.
Os ingleses, por sua vez, exigiram que, pelos serviços prestados e pelo reconhecimento da independência, o Brasil deveria manter os acordos comerciais estabelecidos no Período Joanino (muitos favoráveis aos comerciantes ingleses) e deveria assumir um compromisso de acabar com o tráfico negreiro.
Os Estados Unidos foram, oficialmente, o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. O reconhecimento norte-americano aconteceu em maio de 1824 e foi a forma encontrada pelos EUA para colocarem em prática a sua política de combate à influência europeia no continente americano.