A Inglaterra foi o país pioneiro da revolução industrial. Quais foram os atores que proporcionaram o desenvolvimento industrial na Inglaterra antes de outras nações
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente. Com a nova demanda, porém, o país criou máquinas, aumentou a produtividade e diminuiu os custos, provocando uma crise do sistema artesanal no restante do mundo. Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio).
Respondido por
0
O fim do Absolutismo, o liberalismo econômico, a ascensão da burguesia na política inglesa, a agricultura voltada para práticas capitalistas (o que gerou o deslocamento da mão de obra do campo para as cidades) e a grande produção de carvão (fonte de energia das indústrias).
Com o fim do Absolutismo e a adoção de uma política econômica liberal, a burguesia não tinha mais "barreiras" (antes feitas pelo Rei) para fazer seus negócios e promover o acúmulo do capital. Dentre os acontecimentos importantes para esse processo está o Ato de Navegação, que fortalecia o comércio externo marítimo inglês por meio de práticas protecionistas, ampliando muito o acúmulo do capital. Estas condições proporcionaram à Inglaterra o pioneirismo na Revolução Industrial que veio a seguir.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás