"A ingestão e as reservas hepáticas de vitamina A maternas são fundamentais para garantir a transferência placentária da vitamina para o feto, representando a primeira fonte desse nutriente na gestação. A condição socioeconômica materna tem sido apontada como fator associado à concentração de vitamina A no leite,e no Brasil e em alguns países da América Latina, a carência de vitamina A é considerada um problema de saúde pública com grande freqüência de manifestações subclínicas, e é comum em gestantes baixo peso." Food and Nutrition Board. Institute of Medicine. Dietary Reference Intake for vitamin A, vitamin K, Arsenic, boron, chromium, copper, iodine, iron, manganese, molybdenum, nickel, silicon, vanadium and zinc. Prepublication report. Washington, DC: National Academy Press; 2001.
Qual recomendação de vitamina A (retinol) para a gestante de 30 anos com estado nutricional adequado de acordo com IOM (2001)?
Escolha uma:
a. 900 µg.
b. 1.300 µg.
c. 1.200 µg.
d. 1000 µg.
e. 750 µg.
"O ganho de peso deve acontecer de acordo com as recomendações, segundo o IMC pré-gestacional. Há maior prevalência de ganho de peso entre as gestantes com sobrepeso, e ganho insuficiente pode acontecer entre as eutróficas e com baixo pré-gestacional. O ganho de peso é freqüentemente inadequado entre as gestantes brasileiras, especialmente entre as obesas e com sobrepeso, e adolescentes geralmente, não ganham a quantidade de peso recomendada para o período gestacional, pelos fatores sociais e culturais.Dessa forma, para as nutrizes com sobrepeso ou obesidade que precisam perder peso, mas sem prejudicar a lactação, é necessário prescrição da dieta baseada no cálculo do gasto energético."
SAUNDERS, C.; ACCIOLY, E.; COSTA, R.S.S.; LACERDA, E. M. A. Gestante Adolescente. In: ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E. M. A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 1. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2004. p. 171-187.
O estado nutricional da nutriz depende de intervenção nutricional?
Escolha uma:a.É necessário o cálculo das necessidades energéticas com o adicional de energia diário referente a produção de leite.b.Pode depender ou não da intervenção nutricional, sendo relacionado com a saúde da mãe.c.O cálculo das necessidades energéticas não considera os dados do período pré-gestacional.d.Depende, porque intervenção no estado nutricional influencia somente na saúde da mãe.e.Depende, porque intervenção no estado nutricional influencia na saúde da mãe, com intercorrências somente para a gestante."O aumento da obesidade na população feminina brasileira no final dos anos noventa levou ao aumento de pesquisas relacionando o período pós-parto e a prática da amamentação com a retenção de peso e, consequente, obesidade em mulheres. A avaliação minuciosa da condição da nutriz contribui para a qualidade do acompanhamento nutricional no período de amamentação."
TAVARES, Miriam Paulichenco et al . Nutritional status and diet quality of nursing
Acerca desse assunto, analise as sentenças a seguir:
I. A determinação das necessidades energéticas para nutrizes é a mesma durante o primeiro ano após o parto.
II. Para as nutrizes adolescentes, o cálculo das necessidades energéticas vai seguir os mesmos conceitos da nutriz adulta, ou seja, com o adicional de energia diário referente a produção de leite.
III. Nutrizes apresentando sobrepeso não podem diminuir suas necessidades energéticas com o intuito de perda de peso, pois pode acarretar em um prejuízo na lactação.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:a. Apenas III está correta.b. Apenas I está correta.c. Apenas I e III estão corretas.d. Apenas II está correta.e. Apenas II e III estão corretas.Soluções para a tarefa
b. 1.300 µg.
d. Apenas II está correta
Resposta:
b. 1.300 µg.
d. Apenas II está correta
Explicação:
Corrigido pelo AVA