A informação contábil para ser gerada e disponibilizada gera custos, assim como de sua análise. Nesse sentido, é correto afirmar que: A A justificativa do custo para geração da informação deve ser avaliada a partir dos benefícios gerados pela elaboração e divulgação de informação. B Mesmo gerando custos para divulgação, a informação deverá ser irrestritamente apresentada, independente do nível de utilidade gerada aos usuários. C O investidores individuais e credores não são favorecidos ao se respeitar o custo x benefício da informação. D Os fornecedores a informação contábil-financeira comprometem grande parte de seus esforços na coleta e disseminação da informação, além de arcar por esses custos intrínsecos. E O órgão normatizador não pode interferir na decisão da disponibilização da informação contábil levando em consideração o critério de custo x benefício gerado.
Soluções para a tarefa
Oie, tudo bem com você? Vamos entender as alternativas.
a) Correta. Pois o CPC 00, Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro nos diz no item QC 35 o seguinte: “O custo de gerar a informação é uma restrição sempre presente na entidade no processo de elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro. O processo de elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro impõe custos, sendo importante que ditos custos sejam justificados pelos benefícios gerados pela divulgação da informação. Existem variados tipos de custos e benefícios a considerar.
b) Incorreta: Pois contraria o item QC 35 do CPC 00. Veja como exemplo o seguinte. Calcular o custo da tinta de canetas gastas por dia nos setores de uma empresa. Elevado custo para obter a informação e pouca utilidade para os usuários externos.
c) Incorreta: Os investidores e credores são FAVORECIDOS, pois, o custo a mas para obter uma informação desnecessária para a entidade e os usuários de suas demonstrações contábeis afeta seu resultado econômico, um dos principais interesses dos investidores e credores.
d) Incorreto: O item QC 36 do CPC 00 nos diz que “Fornecedores de informação contábil-financeira envidam grande parte de seus esforços na coleta, no processamento, na verificação e na disseminação de informação contábil-financeira, mas os usuários em última instância pagam por esses custos na forma de retornos reduzidos.”
e) Incorreto: Pois conforme o item QC 38 do CPC 00 o órgão normatizador pode ser sim interferir na disponibilização da informação contábil financeira levando em consideração o critério de custo x benefício gerado, porém, cabe bom senso por parte do órgão que solicita e da entidade que reporta, pois se divulgar uma informação se torna mais caro do que o beneficio por ela gerado deve-se avaliar sua real necessidade.