A influenza ou gripe equina é uma doença viral, altamente infecciosa, que ataca o sistema respiratório. É transmitida por contato direto ou por fômites (material de uso contaminado), caracterizada por tosse seca e úmida (com secreção), mucosa nasal vermelha e com corrimento, lacrimejamento e fotofobia, podendo ter como sequela a broncopneumonia. Sobre os mecanismos de defesa no sistema respiratório, analise as afirmativas abaixo: I) O transporte mucociliar auxilia na remoção dos antígenos fagocitados pelos macrófagos alveolares; II) Os macrófagos alveolares são células residentes do sistema respiratório e fagocitam partículas invasoras; III) Não há relação entre a umidade relativa do ar e eficiência do transporte mucociliar. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas a afirmativa I está correta b. As afirmativas I e II estão corretas c. Apenas a afirmativa III está correta d. As afirmativas I e III estão corretas e. Apenas a afirmativa II está correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O transporte mucociliar dos equinos ajuda a remover os antígenos fagocitados pelos macrófagos alveolares, não apenas de doenças virais, mas de qualquer tipo de patógeno ou apenas de toxinas ou substâncias poluentes que possam ter entrado no sistema respiratório, mas a umidade é relevante nesse caso (I e II estão corretas).
Barreiras físicas da imunidade
O transporte mucociliar é uma barreira física da imunidade, usando cílios e muco para remover fisicamente as substâncias perigosas para o organismo, como as poeiras, patógenos e antígenos.
Todo animal mamífero possui esse sistema, mas o dos equinos é mais eficiente por conta do tamanho das suas narinas.
Mais sobre sistema imune
https://brainly.com.br/tarefa/4819892
#SPJ4
Perguntas interessantes