a influencia judaica na sociedade ocidental comtemporanea
Soluções para a tarefa
O judaísmo é a mais antiga das três principais religiões monoteístas (tendo cerca de 3500 anos), sendo as outras duas o Islamismo e o Cristianismo, também abordadas neste trabalho. Embora ao longo dos muitos anos da sua existência esta religião se tenha ramificado, defende um conjunto de princípios base que, aplicando-se a todas as suas ramificações a distinguem das restantes religiões do Mundo actual. Entre estes princípios destacam-se a crença monoteísta no Deus YHWH (que é também chamado de Adonai ou HaShem) que consideram ser o criador. Os seguidores desta religião acreditam também que povo de Israel foi o escolhido para receber o Torá, ou seja, os mandamentos deste Deus. Este é apresentado como uma entidade viva, vibrante, transcendente, justa e, principalmente, activa que influência a sociedade humana, na qual os judeus representam uma linhagem que possui um pacto eterno com este Deus.
Existem várias tradições, rituais e doutrinas dentro da comunidade judaica. Estas foram criadas ao longo dos largos séculos de existência desta religião tendo em conta os acontecimentos mais marcantes para o Judaísmo. Dentro destas pode contar-se a utilização de certos objectos religiosos como o quipá e os costumes alimentares e culturais. Embora nem todas as ramificações judaicas sigam estas tradições atribuindo-lhes o mesmo grau de importância, estas encontram-se sempre presentes unificando a comunidade judaica.
Actualmente, a fé judaica é praticada um pouco por todas as regiões do Mundo, tendo aproximadamente 15 milhões de praticantes, mas é no estado de Israel que se encontra um grande número destes. Respeitando a pluralidade religiosa, desde que esta não ofenda os seus mandamentos, o Judaísmo não é uma religião de conversão, embora alguns ramos defendam que no período messiânico todos os povos se submeterão a YHWH.