História, perguntado por Cachorrocoptero, 1 ano atrás

A influência do cristianismo​


joaogabrieldossantos: Não entendi sua pergunta poderia arrumar
Cachorrocoptero: claro
joaogabrieldossantos: Como é a pergunta original ?

Soluções para a tarefa

Respondido por geeh015
5

Resposta:

. A influência do Cristianismo no direito brasileiro é amplamente proporcional ao número de Cristãos no Brasil (mais de 80% da população brasileira). Somos um Estado que teve como colonizador um dos países com maior tradição cristã (católica) do mundo. Portugal, que teve forte influência (e ainda tem) do catolicismo romano, trouxe para a colonização brasileira inúmeros da valores e traços da cultura católica romana e portuguesa os quais influenciaram de forma marcante o direito brasileiro.

Para começar, devemos recordar que o berço da tradição jurídica, ou melhor, o nascedouro das ideias e onde se adquire a base do conhecimento, ou seja, as Faculdades de Direito, têm, em sua origem palácios reais medievais, onde havia forte influência do cristianismo, em especial da Igreja Católica Romana. Não é à toa que até hoje alguns professores sejam identificados como professores catedráticos (como ocorre em Portugal) e que algumas disciplinas sejam identificadas como cátedra no currículo escolar. Não é à toa também que os professores, em solenidades mais formais, assim como também juízes, promotores de justiça, usem becas escuras que mais se assemelham a batinas que os sacerdotes católicos usam ou usaram por muito tempo.

Neste breve artigo, visa-se pesquisar e apontar traços da influência do cristianismo no direito brasileiro que se pratica nos dias de hoje. É este o nosso escopo e é essa a nossa missão, por ora.

Explicação:

Respondido por garototumblr05
3

Resposta:

Explicação:

O papel do cristianismo na civilização ocidental tem sido inteligente. interligado com a formação da história e da sociedade ocidental. Através de sua longa história, a igreja tem sido uma fonte importante de serviços sociais como a educação, visto que várias universidades do mundo foram fundadas pela Igreja,Alguns historiadores da ciência como JL Heilbron, AC Crombie, David Lindberg, Edward Grant, Thomas Goldstein,e Ted Davis, têm argumentado que a Igreja teve uma influência positiva e significativa no desenvolvimento da ciência, e que sacerdotes-cientistas, muitos dos quais jesuítas, estão entre os luminares na astronomia, genética, geomagnetismo, meteorologia, sismologia e física solar, tornando-se alguns dos "pais" dessas ciências

A Igreja incentivou os cuidados médicos e serviços de bem-estar e teve influência em termos econômicos: a inspiração para a cultura e filosofia, e elemento influente na política e religião. Engenharia e matemática avançaram e isto refletiu-se através da transformação da arquitetura na Idade Média. De várias maneiras, tem procurado afetar atitudes ocidentais para o vício e a virtude em diversos campos. Foi, durante muitos séculos, propagadora dos ensinamentos de Jesus dentro do mundo ocidental e continua a ser uma fonte de continuidade entre a cultura ocidental moderna à cultura ocidental clássica.

A Bíblia e teologia cristã também influenciaram fortemente filósofos ocidentais e ativistas políticos. Os ensinamentos de Jesus, como a Parábola do Bom Samaritano, estão entre as fontes importantes para as noções modernas de direitos humanos e medidas do bem-estar habitualmente fornecidas pelos governos do Ocidente. Assim como ensinamentos cristãos sobre a sexualidade humana e o casamento também têm sido influentes na vida familiar. [carece de fontes]

O cristianismo desempenhou um importante papel na extinção de práticas como o sacrifício humano, a escravidão, o infanticídio e a poligamia. Ele, em geral, afetou o estatuto das mulheres, condenando o infanticídio (bebês do sexo feminino tinham maior probabilidade de serem mortos), o divórcio, incesto, infidelidade, poligamia, controle de natalidade, aborto e a defendendo o casamento. Embora o ensino oficial da Igreja considera que homens e mulheres são complementares.

Influência do cristianismo não se restringe sobre a civilização ocidental, os cristãos também têm desempenhado um papel de destaque nos recursos de desenvolvimento e pioneiro da civilização islâmica.

A influência cultural da Igreja tem sido muito grande. Festas como a Páscoa e o Natal são marcados universalmente como feriados; o calendário gregoriano (do Papa Gregório XIII) foi adotado internacionalmente como o calendário civil; e o próprio tempo é medido pelo Ocidente a partir da data prevista de nascimento do suposto fundador da Igreja, Jesus de Nazaré: a AD Um Ano (Anno Domini). Na lista das 100 Pessoas Mais Influentes na história humana, 65 por cento figuras cristãs de diversas áreas.

Perguntas interessantes