a influência da infância na vida adulta redação
redação
Soluções para a tarefa
O que acontece hoje na vida das pessoas não é fruto apenas da visão focada no presente e no futuro. O fato é que o passado também possui um papel determinante no que ocorre, de tal modo que haja grande influência da infância na vida adulta.
Dependendo do conjunto de experiências, aprendizados e elementos aos quais uma criança é exposta, ela pode se tornar um adulto com capacidades e comportamentos melhores. Entender tanto os traumas como as alegrias entram na conta e são trazidos no crescimento, ajudando a construir caráter e personalidade.
Como carregamos o que aconteceu antes, é natural que todas essas questões tenham influência na forma como alguém se comporta. Por isso, perceber o impacto do passado é, inclusive, um jeito de reconhecer as origens de certos padrões.
Para compreender melhor o tema, veja como ocorre essa interferência e entenda quais comportamentos podem ser afetados.
Como o passado influencia o presente
O que passou tem maior impacto nos dias atuais do que imagina. Ainda que você tente se desvencilhar dos momentos prévios, é muito provável que ele exerça grande força em quem você é e como você age.
Por causa do funcionamento do cérebro humano e das questões sociais, dificilmente o antes fica para trás naturalmente. Com isso, a influência ocorre dentro das seguintes esferas principais:
Intervém nas tomadas de decisões
Nem toda decisão que você julga acertada é tomada baseada apenas na análise da situação atual. Muitas vezes, a influência do passado recai sobre o processo, gerando a condução por um caminho diferente.
Uma criança que teve bons relacionamentos, por exemplo, provavelmente tomará decisões melhores quando adulta se isso envolver o ato de se relacionar. Isso porque é mais fácil repetir padrões que funcionam ou com os quais já se está acostumado.
Além disso, o passado tem o grande poder de criar hábitos, ainda que consolidados de maneira pouco racional. Alguém que faz tudo sempre da mesma forma provavelmente tomará decisões semelhantes ao longo do tempo.
Considerando que, por dia, um adulto toma cerca de 35 mil decisões, remotamente consciente, o que passou está sempre presente.