A inflamação é considerada um processo altamente benéfico e necessário quando relacionada ao treinamento físico regular e sistematizado. A sobrecarga é um dos princípios do treinamento necessários para a melhora do desempenho físico. A aplicação de sobrecarga provoca microtraumas de graus variados no tecido muscular estriado esquelético, tecido conjuntivo e tecido ósseo. Esses microtraumas são considerados como danos temporários e reparáveis, porque resultam em uma resposta inflamatória aguda, orquestrada, dentre outros, por neutrófilos e macrófagos, cuja função é a limpeza, reparo e desenvolvimento dos tecidos previamente danificados. A primeira fase do reparo é disparada pela lesão do sarcolema. Essa lesão favorece a liberação de prostaglandinas e leucotrienos, funcionando na regulação da vasodilatação, da atividade quimiotática e do aumento da permeabilidade do endotélio vascular, inerentes à inflamação tecidual. Estes fatores viabilizam o influx
Soluções para a tarefa
Resposta:
A lesão do sarcolema é um estímulo para a síntese de mediadores químicos derivados do ácido araquidônico. Essas substâncias participam dos eventos vasculares da inflamação, além de atuarem como fatores quimiotáticos.
Explicação:
A primeira fase do reparo é disparada pela lesão do sarcolema. Essa lesão favorece a liberação dos eicosanóides, em especial as prostaglandinas, prostaciclinas, leucotrienos e tromboxanas. Estes eicosanóides derivam do ácido araquidônico, constituinte dos fosfolipídios das membranas celulares, especialmente aquelas do sistema imunológico, funcionando na regulação da vasodilatação, da atividade quimiotática e do aumento na permeabilidade do endotélio vascular, inerentes à inflamação tecidual. Conjugados, estes fatores viabilizam o influxo de células inflamatórias para o local lesionado, fenômeno denominado de diapedese.
Artigo: Exercício físico, processo inflamatório e adaptação: uma visão geral
Resposta:
A lesão do sarcolema é um estímulo para a síntese de mediadores químicos derivados do ácido araquidônico. Essas substâncias participam dos eventos vasculares da inflamação, além de atuarem como fatores quimiotáticos.
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação: As alternativas da questão
a.
Em resposta aos microtraumas provocados pela sobrecarga, ocorre a liberação de mediadores químicos para a indução da inflamação. O desenvolvimento da inflamação é prejudicial, pois sempre ocorre prejuízo da função do tecido, limitando a força muscular.
b.
As prostaglandinas promovem a vasodilatação e o aumento da permeabilidade vascular. Esses dois eventos vasculares permitem o fenômeno da transudação, deslocando um fluido rico em proteínas para o tecido extravascular.
c.
A diapedese, o influxo de células inflamatórias para o local lesionado, depende da reorganização do citoesqueleto dessas células e o seu espalhamento pela superfície endotelial. Esses eventos são induzidos pelas prostaglandinas.
d.
A lesão do sarcolema é um estímulo para a síntese de mediadores químicos derivados do ácido araquidônico. Essas substâncias participam dos eventos vasculares da inflamação, além de atuarem como fatores quimiotáticos. Correto
e.
Após a diapedese, os neutrófilos são direcionados para o alvo (patógeno ou dano celular) pelo gradiente de quimiocinas. Durante a quimiotaxia, os neutrófilos são convertidos em macrófagos, aumentando a sua capacidade de fagocitose.