A infecção oral com Trypanosoma cruzi representa atualmente a mais documentada via de transmissão no Brasil. Microepidemias de doença de Chagas aguda devido à ingestão de alimentos (água, açaí, suco de cana de açúcar etc.) contaminados com triatomíneos infectados ou suas fezes têm sido relatadas em vários estados brasileiros.
Baseado nisso, discuta as causas que favorecem essa forma de infecção e quais são as formas de prevenção da transmissão da doença de Chagas pelo consumo de açaí e outros alimentos.
Resfriamento ou congelamento de alimentos não previne a transmissão oral por T. cruzi, mas sim o cozimento acima de 45°C, a pasteurização e a liofilização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Instalar a fonte de iluminação distante dos equipamentos de processamento do alimento para evitar a contaminação acidental por vetores atraídos pela luz.