A industrialização no Brasil foi historicamente tardia. Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas e isso obrigava que se consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808), o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros do café, no estabelecimento de indústrias. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. São causa dessa industrialização tardia, exceto:
Escolha uma:
a. Ainda no final do século XIX, os cafeicultores se recusavam a investir parte dos lucros no estabelecimento de indústrias.
b.
A proibição, por Portugal, da existência de indústrias na colônia foi uma das causa da industrialização tardia no Brasil.
c. O pacto colonial, que impunha ao Brasil exportar matéria prima e importar produtos industrializados.
d. No período imperial, apesar do breve surto industrial nas décadas de 1860/70, provocado pelo aumento das taxas de importação, o Brasil continuou um país agroexportador.
e.
O modelo econômico em que a colônia sempre sofria perdas no comércio internacional, pois vendia matéria-prima barata e comprava produtos industrializados caros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Apesar do café ser a maior força econômica do país, ainda existia interesse da elite na industrialização, especialmente como forma de auferir maiores lucros.
Durante o fim do século XIX diversos empreendedores ingleses, belgas e franceses trouxeram indústrias para o Brasil como forma de impulsionar o crescimento industrial, que parecia atraente pela quantidade de mão de obra disponível.
A alternativa incorreta é a A.
Perguntas interessantes