“A industrialização está associada aos investimentos norte-americanos e japoneses, no período da Guerra Fria, visando a contenção do socialismo; à superexploração da mão de obra; à adoção de uma política externa agressiva, com ampla participação do Estado através do financiamento da produção voltada para a exportação; aos investimentos na educação; ao controle sobre o mercado interno e à restrição da atuação dos sindicas”.Requer resposta. Opção única.
Industrialização da China
Industrialização dos Tigres Asiáticos
Industrialização do Japão
Industrialização da África do Sul
Industrialização da Argentina
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A China vivenciou um tipo de industrialização que se diferenciou da maioria dos processos ocorridos nos demais territórios do planeta. ... Os principais objetivos das ZEEs eram alavancar a produção industrial da China – que se encontrava em crise desde a década de 1960 – e fortalecer o volume total de exportações.(nao)
2. O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico. ... Implantou-se nesses países um modelo industrial caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação).(nao)
3. Industrialização no Japão Durante o Período Edo, o Japão era agrícola e foi durante a Era Meiji que ele se industrializou. A sua industrialização aconteceu para barrar o domínio europeu na Ásia e aconteceu de forma rápida e acelerada. Ele foi o primeiro país asiático a se modernizar e a se industrializar.(sim)
4.Os únicos países com uma industrialização dinâmica e diversificada são a África do Sul e Egito. A África do Sul é responsável por 1/5 do PIB do continente, com atividade industrial nos ramos químico, de siderurgia, metalurgia, alimentício, maquinário agrícola e de transporte, além da indústria têxtil.(nao)
5.A industrialização argentina começou no início do século XX e Buenos Aires foi essencial para este processo. ... Assim, a combinação do capital britânico, com a malha ferroviária, a mão de obra imigrante e o porto de Buenos Aires fez com que a indústria começasse a se desenvolver, voltada para a exportação.(nao)