a industrialização e produção da riqueza e da pobreza
Soluções para a tarefa
A industrialização é a atividade econômica básica de maior produção de riqueza e está em franca expansão decorrente do aumento do mercado interno e, principalmente, do comércio internacional, da automação, dos grandes subsídios financeiros e tecnológicos, contribuindo, concomitantemente, com os setores Primário e Terciário da economia.
Os países desenvolvidos ou ricos atingiram a supremacia atual em relação aos demais países graças à sua atuação industrial. Isso porque sempre tiveram balanças comerciais favoráveis, exportando produtos elaborados com elevado valor agregado para países pobres que exportavam matérias-primas a baixo preço. Tais países pobres, posteriormente, transformaram-se em países devedores
(economia tipo colonial).
Mas, os países ricos, principalmente os Estados Unidos, desenvolveram parques industriais baseados em fontes de energia não renováveis, sobretudo petróleo e carvão (ver tabela), comprometendo o meio ambiente. Na tabela anterior, verifica-se o poder de economia Norte-Americana, só perdendo a primeira colocação na siderurgia.