“A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país. Ao mesmo tempo, estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais”.
(LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.56).
Assinale a alternativa que NÃO expressa uma característica da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
a) Os países desenvolvidos exportam produtos tecnológicos e os países subdesenvolvidos exportam matérias-primas.
b) A formação da DIT está relacionada, principalmente, com os eventos ligados ao colonialismo.
c) Conferências internacionais são anualmente realizadas para se definir qual tipo de produto cada país produzirá no contexto do comércio internacional.
d) A Divisão Internacional do Trabalho envolve, entre outras questões, as relações desiguais entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido nos campos político e econômico.
2)A lógica da operação das empresas multinacionais ou globais no contexto da Divisão Internacional é:
a) a inserção dessas no mundo desenvolvido, proporcionando uma maior democratização no acesso às novas tecnologias em todo o mundo.
b) a atualização do sistema internacional, quando os países subdesenvolvidos, agora industrializados, também passam a exportar produtos industrializados.
c) a ampliação da política do pleno emprego que, a partir da segunda metade do século XX, adquiriu uma dinâmica global.
d) o fortalecimento das leis ambientais e trabalhistas, principalmente naqueles países onde essas indústrias se instalam, dinamizando assim o processo de distribuição de renda.
3) (UESC) Nas últimas décadas, muitos países que tinham uma economia voltada basicamente para o setor primário têm recebido em seus territórios filiais ou subsidiárias de multinacionais, fato que vem modificando profundamente seus perfis econômicos e suas funções dentro da atual divisão internacional do trabalho (DIT).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a DIT e suas implicações, é correto afirmar:
a) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, gerou grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo.
b) A nova DIT não alterou as desigualdades no processo produtivo, mas possibilitou o dinamismo da economia de todos os países do Terceiro Mundo, devido à interferência estatal.
c) Os países de industrialização clássica, como o Brasil, o México e a Argentina, saíram mais fortalecidos que os demais países periféricos, porque os investimentos externos produtivos priorizam esses mercados.
d) Essa nova Distribuição Internacional do Trabalho caracteriza-se pela mudança do perfil econômico das nações periféricas e pela diminuição da dependência econômica dessas nações.
e) Os países centrais, na nova Distribuição Internacional do Trabalho, fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.
4) Assinale qual dos fenômenos abaixo não representa uma consequência das atuais condições da Divisão Internacional do Trabalho:
a) Intensificação da Globalização e dos meios tecnológicos.
b) Descentralização industrial e produtiva.
c) Expansão das grandes corporações para todo o mundo.
d) Enfraquecimento das leis ambientais em países periféricos.
e) Desconcentração das riquezas mundiais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
1°) letra C) Falso
2°) letra B) Verdadeiro
3°) letra E)
4°) letra E)
Ale2515:
muito obg,ajudou muito
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás